Como jogar Pokémon GO sem precisar sair de casa

Por Matheus Bigogno Costa | 01 de Abril de 2020 às 09h30
Tudo sobre

Niantic

Saiba tudo sobre Niantic

Ver mais

Lançado em julho de 2016 para Android e iOS, Pokémon GO leva a experiência de ser um mestre Pokémon a sério até demais. O game incentiva as pessoas a saírem às ruas para caçar novos monstrinhos, treiná-los e até mesmo obter novos itens para evoluí-los.

Com o anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia e as novas recomendações para que as pessoas não saiam de casa, seria um pouco difícil jogar o game nessas condições.

No entanto, no início do mês de março, a Niantic, desenvolvedora do game, lançou uma série de atualizações para que os jogadores pudessem jogar o jogo de forma individual com maior facilidade. As medidas foram tomadas para evitar que os usuários ficassem expostos ao novo coronavírus e pudessem jogar o game sem precisar sair às ruas.

Confira neste artigo quais as mudanças realizadas pela Niantic e algumas dicas para que os jogadores possam jogar Pokémon GO sem precisarem sair de casa.

Capture mais Pokémon

Quando o game foi anunciado, a informação oficial era de que o habitat de cada Pokémon estaria diretamente ligado à área real do mapa. Por exemplo, um Pokémon aquático só iria aparecer em regiões que contém água.

Porém, com a nova atualização, foi anunciado que as áreas de habitat dos Pokémon foram expandidas. Isto aumenta a chance de monstrinhos que não apareceriam usualmente na sua região, passem a aparecer para você capturá-los.

Encontre Pokémon de diversos habitats  (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Para auxiliar os treinadores a capturarem mais monstrinhos, a Niantic anunciou que a loja do game está com uma promoção no Pacote de Incenso (item utilizado para atrair mais Pokémon) e no Pacote de Pokébolas. Ambos os pacotes podem ser adquiridos por apenas uma moeda do jogo (Pokécoin).

O item Incenso ainda sofreu uma alteração em seu efeito. Antes, a duração dele era de meia hora, porém, atualmente, a duração foi aumentada para uma hora para que os jogadores possam atrair e capturar mais Pokémon.

Os itens Pacote de Inscenso e Pacote de Pokébolas está em promoção na loja do game (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Utilize os Ginásios e Poképaradas próximos da sua casa

Para os treinadores que moram do lado de Poképaradas e de Ginásios, não é preciso sair de casa para utilizá-los. Nos Ginásios você poderá duelar contra outros treinadores e, caso vença, você poderá colocar o seu Pokémon por lá.

Caso o líder de um Ginásio seja algum treinador da sua equipe, você ainda pode colocar seu Pokémon lá, treiná-lo com outros jogadores e ainda usufruir de todos os itens que um Ginásio oferece, como a Stardust, item utilizado para aumentar o poder dos seus monstrinhos.

Veja se há Ginásios ou Poképaradas na sua região (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Utilize as Poképaradas para reabastecer as suas Pokébolas e, caso você possua itens de Lure Module (Módulo Atrair), utilize-os para transformar uma Poképarada em um lugar-comum que irá atrair mais Pokémon. Diferente do Incenso, o Módulo Atrair fará com que vários treinadores possam capturar mais monstrinhos perto de uma Poképarada.

Estabeleça o vínculo com um Pokémon companheiro

Em dezembro de 2019, o game ganhou uma atualização que aumentou o nível de interação do treinador com os Pokémon. Agora é possível escolher um Pokémon da sua Pokédex para ser seu companheiro.

Habilite um Pokémon companheiro (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Você pode brincar, tirar fotos, alimentá-lo e entrar em batalhas para que o nível de felicidade dele aumente. Caso você aproxime o celular de seu Pokémon, ainda é possível fazer carinho nele através da tela.

Quanto maior o nível de afeição de um Pokémon por seu treinador, maior será o bônus que ele pode oferecer. Dentre eles estão itens, ajuda a capturar outros Pokémon, ou até mesmo diminuir a distância para encontrar doces (utilizados para evoluir os Pokémon).

Você pode brincar com ele para conseguir mais itens (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Utilize a sua casa para chocar ovos

Uma das mecânicas de Pokémon GO é a de caminhar para chocar ovos. Porém, não é preciso sair de casa para que a distância seja registrada, pois o aplicativo considera o balanço do telefone e não a quantidade de passos.

Por isso, os jogadores que quiserem chocar ovos com maior rapidez, podem balançar seus dispositivos ou andar normalmente pela casa. É importante lembrar de habilitar o item "Sincroaventura" para que o game reconheça a distância mesmo quando ele estiver fechado.

Você pode chocar ovos balançando o celular ou andando dentro de casa (Captura de tela: Matheus Bigogno)

E a melhor parte é que, com a nova atualização, os ovos colocados em incubadoras durante o período de isolamento irão exigir que você ande metade da distância original. Isto permitirá aos treinadores chocarem mais ovos e obterem novos Pokémon em um menor espaço de tempo e distância.

Realize batalhas com mais facilidade

Com a nova atualização, é possível batalhar com muito mais facilidade com amigos, outros jogadores e até mesmo treinar com os líderes das três equipes. Porém, os treinadores precisam atingir o nível 10 para poderem desbloquear o modo.

Batalhe com seus amigos

Batalhar com seus amigos em Pokémon GO sempre foi uma tarefa difícil. Antes, era preciso ter quase o nível máximo de amizade com algum treinador (“Ultra Amizade” ou “Amizade sem igual”). Porém, após a atualização, basta apenas ter o primeiro nível de amizade com seus amigos ("Bela Amizade").

Para batalhar com algum amigo ou amiga de sua lista, basta abrir o perfil e selecionar o item “Batalhar”.

Escolha um amigo da lista e clique em "Batalhar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Selecione a Liga que você quer duelar.

Escolha uma das Ligas disponíveis (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Em seguida, clique em “Vamos Batalhar!” para iniciar a luta.

Clique em "Vamos Batalhar!" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Duele utilizando a "Liga de Batalha GO"

A "Liga de Batalha GO" permite que os treinadores enfrentem outros jogadores ao redor do mundo em uma rodada de cinco batalhas com prêmios baseados em números de vitórias. Antes da atualização, era preciso andar por 5 km para desbloquear a opção, porém, agora, a única restrição para participar da Liga, é ser nível 10 com o perfil de treinador.

Para acessar a "Liga de Batalha GO", é preciso ir no menu principal e selecionar a opção “Batalhar”.

Abra o menu e selecione a opção "Batalhar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Escolha um nível de recompensa e clique na opção “Batalhar”.

Clique em "Batalhar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Clique em “Vamos Nessa!” para prosseguir.

Clique em "Vamos Nessa!" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

A rodada de batalhas será iniciada logo em seguida.

Você começará a batalhar com seus Pokémon logo em seguida (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Treine com os líderes das equipes

Acessando o menu da opção “Liga de Batalha GO”, é possível rolar até o final para realizar treinamentos com os líderes das três equipes existentes em Pokémon GO. Para começar, basta apenas escolher entre Blanche, da Equipe Sabedoria (Team Mystic), Candela, da Equipe Valor (Team Valor) ou Spark, da Equipe Instinto (Team Instinct).

Escolha um dos líderes das equipes (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Selecione a opção “Treinar” para prosseguir.

Clique em "Treinar" para continuar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Escolha entre as Ligas disponíveis.

Selecione uma Liga a qual você gostaria de treinar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O treinamento com os líderes será iniciado logo em seguida.

Agora você pode utilizar os novos recursos da atualização de Pokémon GO para aproveitar melhor o game sem sair de casa. E você, está jogando o game? Deixe nos comentários o que achou das novas atualizações do game para jogar sem precisar sair de casa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.