Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Youtubers constroem o maior robô de seis pernas do mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Janeiro de 2023 às 13h50

Link copiado!

Reprodução/HackSmith Industries YouTube
Reprodução/HackSmith Industries YouTube

Youtubers do canal Hacksmith Industries dizem ter construído o maior robô hexápode do mundo. A máquina articulável de seis pernas —- que levou mais de um ano e meio para ficar pronta — se parece com uma aranha transformer gigante, vinda diretamente de Cybertron.

A ideia começou depois que os integrantes do canal assistiram a um vídeo de uma pequena escavadeira que podia se mover por distâncias curtas carregando uma caçamba. Eles então decidiram soldar seis dessas escavadeiras e conectá-las a um controlador automático.

“O Megahex é um projeto de paixão que levou mais tempo do que esperávamos para ficar pronto. O que começou como uma simples compilação de três meses se transformou em um ano e meio de falhas, avarias e tentativas frustradas até atingirmos nosso objetivo”, explica um dos fundadores do canal, James Hobson.

Continua após a publicidade

Megahex

O plano original previa um retângulo com seis pernas conectadas que pudessem fazer um movimento sincronizado. No entanto, esse modelo apresentou muitos problemas e foi descartado pela equipe. Depois de vários estudos, eles decidiram montar o robô utilizando uma estrutura hexagonal.

Essa mudança estrutural, porém, trouxe outros problemas. Para funcionar corretamente, todas as articulações e ângulos deveriam apresentar uma precisão milimétrica. Além disso, as pernas das escavadeiras não tinham o comprimento ideal para manter o conjunto de pé.

Continua após a publicidade

“Levamos mais de uma semana para concluir o trabalho de soldagem para prender as pernas do robô ao quadro hexagonal. Foi algo exaustivo e desafiador, mas, ao final desse período, conseguimos ter uma ideia mais clara sobre como o Megahex seria”, diz Hobson no vídeo que já tem mais de cinco milhões de visualizações.

Afinal, o que ele faz?

Na prática, o maior robô hexápode do mundo não faz muita coisa. Na verdade, depois de dar alguns passos para frente e para trás, a versão final do Megahex não durou muito. Problemas nas juntas e no sistema hidráulico do bot fizeram com que o gigante de seis pernas tombasse logo nas primeiras tentativas.

Continua após a publicidade

A constatação da equipe é que havia pouco controle sobre o movimento das pernas, fazendo com que as peças ficassem sobrecarregadas e o sistema hidráulico não conseguisse manter todo o mecanismo por muito tempo longe do solo, colapsando toda a estrutura.

“Foi um pouco frustrante ver o trabalho de meses ruir em tão pouco tempo, mas essa é a prova de que nosso conceito é viável e pode ser melhorado. A trajetória até a versão final do maior robô hexápode montável do mundo foi incrível e mal podemos esperar para criar uma variante mais eficiente”, diz a equipe no final do vídeo.

Fonte: Interesting Engineering