Seu próximo iPhone será feito por robôs humanoides; entenda
Por Vinícius Moschen |

A Foxconn, uma das empresas responsáveis pela produção do iPhone, anunciou que passará a usar robôs humanoides em seu processo de fabricação. A iniciativa é uma parceria com a companhia Ubtech, que concede o robô Walker S1.
- 2 robôs humanoides batendo papo? Veja o curioso resultado da conversa
- Robô do Google joga tênis de mesa e vence disputas contra iniciantes; veja vídeo
Segundo informações das empresas, o S1 já passou por dois meses de treinamento em fábricas da Foxconn em Longhua e Shenzhen, na China.
O objetivo é aprimorar o robô em aspectos como movimentação, percepção e tomada de decisão das máquinas. A Foxconn e a Ubtech também abrirão um laboratório para explorar as aplicações da tecnologia.
Apresentado pela primeira vez em 2024, o S1 tem 1,72 metro de altura e 76 kg. Ele possui percepção de cena de 36º, membros articulados e sensores táteis nas mãos.
Além de produzir os iPhones, os robôs também chegarão a uma nova linha de montagem de veículos em Zhengzhou.
Segundo o relatório Internacional de Federação da Robótica, a China tem 470 robôs para cada 10 mil funcionários em fábricas, superando países como a Alemanha e Japão neste aspecto.
O Walker S1 já é utilizado na fábrica da BYD, montadora de carros chinesa. Por lá, a empresa alcançou um nível de automação suficiente para controlar veículos de logística.
Para um futuro próximo, já está previsto o lançamento do Walker S2, segunda geração do robô humanoide. A apresentação deve ocorrer no segundo semestre de 2025.
Leia mais
- Novo iPhone SE aparece em vídeo vazado com provável visual; assista
- O que o celular a prova d'água tem de diferente e como não molha por dentro?
- Galaxy S25 Edge: o que significa Edge para a Samsung?