Publicidade

Robô jogador de xadrez quebra dedo de criança de 7 anos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Julho de 2022 às 10h24

Link copiado!

Baza/Telegram
Baza/Telegram

Um robô criado para jogar xadrez como profissional quebrou acidentalmente o dedo do seu oponente, uma criança de apenas sete anos, durante uma partida de exibição em Moscou, na Rússia. Isso teria ocorrido após o humano mover a peça, atitude que fez com que o robô agarrasse e apertasse o dedo até fraturá-lo.

Quando a ajuda chegou, já era tarde demais, porque o dedo da criança havia se partido. O presidente da Federação de Xadrez de Moscou, Sergey Lazarev, confirmou o caso e lamentou o incidente. "O robô quebrou o dedo da criança. Isso é obviamente ruim", declarou.

Continua após a publicidade

O vídeo acima mostra o exato momento em que a máquina pinça o dedo do menino e o segura por vários segundos, até a chegada de um grupo de pessoas para libertá-lo. Não se sabe ainda o que causou a "ira da máquina", mas as especulações iniciais apontam para um movimento antes da hora. A criança teria feito uma jogada, não esperou o robô concluir a dele e já tentou fazer outra.

Conforme os criadores, o Chessrobot está equipado com inteligência artificial capaz de jogar três partidas ao mesmo tempo. Em 19 de julho, ele jogou simultaneamente contra três jovens talentos, incluindo Christopher, a vítima de 7 anos, considerado um dos 30 enxadristas mais fortes de Moscou na atualidade.

Fabricante deve modificar

Continua após a publicidade

Segundo Lazarev, a falha é grave e a empresa fabricante do robô vai precisar trabalhar em um aspecto de segurança para repensar o modelo. Se o robô fez isso por uma suposta tentativa de trapaça, que nem ocorreu de verdade, imagina o que faria caso fosse derrotado?

A criança ainda retornou para jogar no dia seguinte — contra um humano dessa vez — e encerrar o torneio. Já os pais garantem que vão processar a organização pela confusão, que deixou sequelas físicas e emocionais no filho. O oficial russo responsável pelo campeonato, Sergey Smagin minimizou o incidente e disse que a máquina era "absolutamente segura" — ainda não de sabe se o robô será apontado.

É, parece que as máquinas realmente não são programadas para perder. Imagine se isso ocorresse com robôs maiores, mais pesados e mais fortes? A revolta pode começar exatamente assim, com uma derrota em uma partida de xadrez. Alguém chame Sarah Connor, por favor!