Publicidade

Robô gigante Gundam real de 18 metros dá seus primeiros passos; assista

Por| 23 de Julho de 2020 às 21h15

Link copiado!

YouTube/Michael Overstreet
YouTube/Michael Overstreet

Os orientais são fanáticos por robôs, ainda mais os gigantes. Uma das razões por esse apego está na cultura pop, já que vários mangás, animes e séries live-action japonesas abordam mechas, a exemplo de Mobile Suit Gundam. E é justamente baseado nesses construtos monstruosos é que engenheiros vêm construindo uma réplica real e funcional de 18,3 metros.

Embora a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) tenha interrompido os trabalhos no porto de Yokohama, ao sul de Tóquio, no Japão, o desenvolvimento continuou em um bom ritmo e já é possível ver a máquina dando seus primeiros passos. No vídeo, você pode observar operadores tocando o robô em um guindaste, enquanto o gigante Gundam mexe suas pernas e gira o torso maciço. Pelo que parece, a única coisa que falta se movimentar no momento é a cabeça.

Continua após a publicidade

Após a conclusão, o mecha terá liberdade de ação em 24 graus — e isso significa que será capaz de caminhar. No total são 25 toneladas de peso. Segundo a equipe de engenharia, é relativamente leve para seu tamanho e isso se deve aos cuidados com os detalhes do design. Jun Narita, chefe de design, explica que foram levados em consideração tipos de materiais e motores específicos, caso contrário, apenas uma de suas mãos chegaria a 590 quilos. “Essa restrição de peso é como uma maldição", brincou.

A Gundam Factory Yokohama afirmou que o evento especial de pré-visualização, foi cancelado por conta da COVID-19. Mas, pelo menos os internautas já podem se contentar com essa “degustação”. Ainda não há previsão de quando o mecha deva estar concluído — a data inicial estava agendada para outubro, mas agora está indefinida.

Fonte: Futurism