Publicidade

Robô-cão Spot "dá bronca" em quem desrespeita o distanciamento social

Por| 08 de Maio de 2020 às 20h30

Link copiado!

The Straits Times
The Straits Times
Tudo sobre Boston Dynamics

Uma das coisas que a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) tem feito é ampliar a utilidade da tecnologia, especialmente devido ao fato que todos estão ficando mais tempo em casa e evitando contato próximo com outras pessoas. A Boston Dynamics tem aproveitado para designar novas tarefas aos seus robôs, em especial o cachorro eletrônico Spot, que vem sendo usado como forma de monitorar quem desrespeita o distanciamento social.

Isso vem acontecendo em Singapura, onde as autoridades municipais estão usando os Spot para lembrar aos visitantes de um parque de manter o espaço seguro durante caminhadas ou um bate-papo. Nesta sexta-feira (8), o Spot passa a patrulhar uma área da cidade, como parte de um teste de duas semanas, transmitindo mensagens pré-gravadas.

Continua após a publicidade

O robô vem equipado com câmeras que serão usadas para estimar o número de pessoas no parque Bishan-Ang Mo Kio Park e o Conselho Nacional de Parques de Cingapura (NParks) promete não coletar dados pessoais ou usar o vídeo par identificar indivíduos. O Spot é controlado remotamente, mas possui sensores embutidos para impedir colisões e será acompanhado por um guia. Caso a experiência dê certo, a NParks pode manter o robô em período integral durante os horários de pico no local.

Com isso, as autoridades esperam reduzir a necessidade de funcionários no local — que também não estariam expostos ao vírus. E, se tudo ocorrer muito bem, pode ser que mais Spots apareçam em outros pontos de Singapura.

Continua após a publicidade

Robôs já vêm sendo usados para monitorar distanciamento

Vale destacar que o uso de robôs para monitorar a movimentação de pessoas em um determinado local não é novidade e, mesmo na atual pandemia, há outras frentes para observar se a galera está mesmo respeitando o distanciamento social. A China e os Estados Unidos vem utilizando drones para esse fim e os autômatos de segurança da empresa ianque Knightscope receberam uma atualização de software que permite transmitir mensagens como “Mantenha uma distância segura entre você e outras pessoas” e “Lavar as mãos é divertido! Oh, espere ... eu não tenho mãos", entre outras.

Além disso, o próprio Spot vem sendo usado para entregas e atendimento via telemedicina. Por isso mesmo, o mercado de robótica, que já vinha em uma crescente nos últimos anos, segue em alta — e deve estar ainda mais aquecido, com múltiplas novas finalidades, quando a crise da COVID-19 acabar.

Fonte: The Verge