Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeiro robô frentista do mundo entra em fase de testes na China

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Setembro de 2021 às 12h10

Link copiado!

Xinhua
Xinhua

Imagine chegar no posto para abastecer seu carro e ser atendido por um robô. Essa tecnologia já existe e está sendo testada na China. No começo de setembro, a Sinopec (Companhia Petroquímica da China) anunciou a primeira fase de testes do “robô frentista” desenvolvido pela empresa. As operações estão ocorrendo na cidade de Nanning.

Para abastecer o carro, o motorista precisa baixar o aplicativo da Sinopec para solicitar o serviço. Após a solicitação, o robô inteligente consegue identificar a tampa do tanque de combustível com precisão, abri-la, inserir a pistola de combustível e finalizar a operação retornando à sua posição original, completando tudo em apenas 3 minutos.

Continua após a publicidade

O robô conta com tecnologias de reconhecimento facial e sistemas de posicionamento por satélite BeiDou com algumas funções como identificação automática, posicionamento preciso, operação de simulação, monitoramento dinâmico, feedback em tempo real, compartilhamento de informações e outros mecanismos.

Além disso, o dispositivo conta com recursos que garantem a segurança dos motoristas, tais como alarme de intrusão anormal e parada de emergência para partidas fora de hora. O serviço poderá trazer mais conveniência para os condutores, além de economizar tempo.

Em dezembro de 2020, a Volkswagen também anunciou uma tecnologia parecida, porém voltada para carros elétricos. A empresa apresentou o protótipo do seu robô móvel de carregamento completamente autônomo apelidado de "Beep Boop". A comunicação com a máquina da empresa alemã também depende de um aplicativo. O aparelho é capaz de abrir a tampa da tomada de carga, conectar os carros elétricos a uma unidade de armazenamento de energia e voltar para a central de carregamento após completar a operação de abastecimento.

Continua após a publicidade

Não se sabe quando as tecnologias mencionadas serão implantadas oficialmente, mas é certo que em um futuro próximo os condutores terão muito mais conveniência na hora de abastecerem seus veículos considerando que "robôs frentistas" poderão se tornar uma possível tendência nos próximos anos.

Fonte: IT Home