Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores criam peixes-robôs que andam em cardume e monitoram corais

Por| 15 de Janeiro de 2021 às 18h55

Link copiado!

Divulgação: Harvard/SEAS
Divulgação: Harvard/SEAS

Para colaborar na proteção do oceano, cientistas da Universidade de Harvard criaram robôs nadadores, inspirados em peixes reais, que farão o monitoramento ambiental de recifes de coral. Batizados de Bluebots, as pequenas máquinas vão andar em bando, como se fossem cardumes de peixes verdadeiros, tendo seus movimentos sincronizados.

De acordo com os pesquisadores, os robôs contam com um sistema de coordenação baseado na visão 3D e na locomoção em 3D para a sua navegação. Cada robô conta com duas câmeras e luzes LED para conseguir identificar e acompanhar os robôs que estão ao seu lado.

As câmeras, ironicamente contando com lentes fisheye, detectam as luzes LED dos robôs "vizinhos" e, com a ajuda de um novo algoritmo, calculam o local onde estão e para onde devem seguir, permitindo que cada um consiga agir de forma independente na hora de decidir os próximos movimentos, sejam eles a aproximação ou a dispersão.

Continua após a publicidade

Veja os Bluebots em ação:

Florian Berlinger, principal autor do estudo, conta que o cardume de peixes-robôs será útil em áreas que são inacessíveis e perigosas aos humanos. Com o algoritmo treinado, a missão da equipe de cientistas agora é desenvolver estruturas para que os robôs façam o monitoramento e a inspeção de corais e outras estruturas que ficam submersas. 

Fonte: Harvard/SEAS