Publicidade

Esse robô iraniano fura paredes, pega garrafas d’água e até tira selfies

Por| 19 de Fevereiro de 2020 às 23h00

Link copiado!

(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Pesquisadores da Universidade de Teerã divulgaram um vídeo recentemente, mostrando a nova versão de seu robô humanoide Surena, que traz um aspecto de entretenimento ao exibir capacidades como furar uma parede, pegar uma garrafa d’água com as mãos e até mesmo tirar selfies por conta própria.

Segundo a universidade, o Surena está em desenvolvimento há 10 anos, sendo essa a sua quarta versão e, ao menos por enquanto, ele não tem uma finalidade específica: a instituição busca apenas mostrar a evolução tecnológica por trás do projeto. Em outras palavras, pense no Surena menos como uma criação da Boston Dynamics, e algo mais próximo de modelos como o ASIMO da Honda, por exemplo.

“Melhorar a interação do robô com o ambiente era um dos principais objetivos do projeto Surena IV”, disse o doutor Aghil Yousefi-Koma, professor de engenharia mecânica da universidade e líder dos pesquisadores. “Eu vejo o Surema como um símbolo do avanço tecnológico em direção à paz e humanidade”, completou.

Continua após a publicidade

O avanço em si é notável: segundo o site Inverse, o projeto para esta quarta versão do robô foi revelado ao final de 2019, mas apenas agora é que o vídeo acima foi divulgado. O Surena agora consegue interagir com mais objetos e realizar ações mais minuciosas, apesar de ainda não ser muito resistente a empurrões, ao contrário das criações da Boston Dynamics. Uma vantagem, porém, é que o design do Surena é bem mais agradável aos olhos, ao contrário daqueles usados pela empresa americana, que mais parecem personagens saídos de um conto de H.P. Lovecraft.

Na questão da praticidade, porém, ainda não está claro se o Surena terá alguma função mais estratégica, enquanto outras empresas estão desenvolvendo robôs que podem carregar caixas várias vezes o seu peso, fazer parkour e dar saltos mortais com perfeição de invejar qualquer ginasta.

Fonte: Inverse