Honda aposenta seu famoso robô Asimo

Por Redação | 28 de Junho de 2018 às 16h05

O Asimo se tornou a própria cara da robótica desde que foi apresentado ao público pela primeira vez no início dos anos 2000, isso após um desenvolvimento que remonta aos primórdios dos anos 1980. De lá pra cá, o robozinho da Honda fez de um tudo, desde dançar em programas de auditório até jogar uma partida de futebol com o ex-presidente dos EUA Barack Obama (conforme reportou à época a rede CNN). Mas o autômato, aparentemente, não vai ultrapassar sua maioridade.

Ao completar seus 18 anos de existência, eis que o Asimo tem sua aposentadoria decretada em recente anúncio da Honda. Conforme divulgou o site Nikkei Asian Review, o robô deve sair de cena para abrir caminho para propostas de automação mais práticas, tais como ferramentas de transporte e auxílio médico.

A julgar pelo que foi mostrado durante a última edição da feira CES (Computer Electronics Show), pode se esperar que o sucessor do Asimo seja algo entre um veículo autônomo, um veículo de transporte acionado pela inclinação do corpo (Uni-Cub) e uma cinta que auxilia na caminhada.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Advanced Step in Innovative Mobility

Com 54 quilogramas e medindo 1,3 metro, o robozinho da Honda chamou atenção pelo pioneirismo, sendo o primeiro modelo a conseguir caminhar sobre duas pernas, com navegação autônoma garantida pelos seus vários sensores. Além disso, o Asimo também é capaz de reconhecer múltiplos objetos em movimento, de determinar a distância e direção dos objetos e de interpretar gestos e comandos de voz de seres humanos (para retribuir uma saudação, por exemplo).

Fonte: Nikkei Asian Review

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.