Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2024 | LG mostra robô de casa inteligente com IA e movimentação própria

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Dezembro de 2023 às 08h52

Link copiado!

Divulgação/LG
Divulgação/LG
Tudo sobre LG

Em antecipação à CES 2024, marcada para a segunda semana de janeiro, a LG acaba de anunciar um novo robô de casa inteligente que promete facilitar os trabalhos domésticos com Inteligência Artificial (IA). O produto combina tecnologias multimodais (processamento simultâneo de áudio, texto, vídeo, etc.) para se movimentar e entender o que acontece em volta, encontrando soluções para melhorar a rotina dos usuários, parte da visão chamada pela gigante de "Zero Labor Home", ou "Casa Sem Trabalho" em tradução livre. 

Sua construção tem duas pequenas pernas, que permitem ao robô se movimentar por conta própria pela casa. Além disso, a presença de câmeras e sensores integrados viabiliza a medição de aspectos como temperatura, umidade e qualidade do ar em cada ambiente. 

Por isso, em conjunto com outros dispositivos inteligentes da marca, é possível fazer com que itens como aparelhos de ar condicionado ou umidificadores funcionem de forma automática.

Continua após a publicidade

O robô também pode realizar outras tarefas, como cuidar dos pets e servir como guarda de segurança. Todas as imagens capturadas pelas suas câmeras podem ser acessadas de forma remota com um smartphone, e alertas são enviados caso alguma atividade suspeita seja identificada. 

Além disso, a novidade envia avisos em relação a problemas mais rotineiros, como a presença de janelas abertas ou luzes acesas enquanto o usuário não está em casa, por exemplo. Quando conectado a uma tomada smart, o aparelho ainda pode ajudar na economia de energia ao desligar dispositivos não utilizados automaticamente. 

Robô da LG tem interação ampliada

Além de realizar algumas tarefas de casa, o robô da LG também tem a habilidade de interagir com os usuários. Para isso, ele combina o reconhecimento de voz com o processamento de linguagem natural.

Na prática, isso significa que o produto pode receber as pessoas quando elas chegam, reconhecendo expressões faciais e tom de voz. Desta forma, o robô é capaz de colocar uma música que faça sentido com o contexto, por exemplo. 

Através do lançamento, também é possível receber informações úteis para o dia a dia, como detalhes da previsão do tempo, agendas pessoais e notificações para tomar remédios, entre outras facilidades. 

Continua após a publicidade

O robô da LG não foi colocado à venda pela marca, mas estará em exposição no estande da empresa durante a CES 2024, marcada para o dia 9 de janeiro.