Publicidade

"Cão-robô dálmata" ajuda a salvar vidas em desabamento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Abril de 2023 às 16h41

Link copiado!

Kryzhov/Envato
Kryzhov/Envato

Cães-robôs estão em operação na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, ajudando tanto os bombeiros quanto os policiais locais. Na terça-feira (18), os robôs precisaram mostrar como agiam na prática, durante um desabamento. Na operação, as autoridades contaram com um “cão-robô dálmata”, uma customização do clássico Spot, da Boston Dynamics, com manchas pretas e corpo branco.

Para entender a tragédia, parte do prédio de um estacionamento de quatro andares desabou no distrito de Manhattan. De imediato, uma pessoa faleceu, mas outras ficaram feridas e precisavam de resgate. O problema: a construção corria o risco de desmoronar de vez.

Como o cão-robô dálmata agiu no resgate de Nova York?

Continua após a publicidade

Em busca de uma operação de resgate com menor risco para os agentes, a central de operações do corpo de bombeiros colocou em ação o cão-robô dálmata. Através do robô e de um drone, foi possível fazer o reconhecimento interno das estruturas do prédio e traçar a melhor rota para socorrer os sobreviventes.

Após o episódio, o chefe de operações da New York City Fire Department (NYFD), John Esposito, detalha que a tecnologia foi usada “para obter informações e fazer o reconhecimento [do local], sem colocar em risco a vida de nenhum dos nossos bombeiros e socorristas”.

Veja registros do robô em ação

A seguir, veja imagens da equipe de resgate controlando o cão-robô em área próxima ao acidente:

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Em outro registro da ação do cão-robô, é possível observar a máquina andando pelos escombros, onde tenta saltar. No entanto, o tempo do registro é muito curto para entender todos os obstáculos que ele precisou superar durante o reconhecimento. Confira:

Vale lembrar que, na semana passada, o prefeito de Nova York, Eric Adams, anunciou a retomada do uso de robôs pelas autoridades locais. Na ocasião, ele destacou a importância do uso estratégico dos cães-robôs, como foi demonstrado poucos dias depois. Além do Spot, a prefeitura adquiriu outros equipamentos, como um lançador de GPS portátil da StarChase.

Continua após a publicidade

Fonte: CBS