Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Polícia de Nova York vai trabalhar com cão-robô da Boston Dynamics

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Abril de 2023 às 18h51

Link copiado!

Reprodução/Boston Dynamics
Reprodução/Boston Dynamics

Nesta semana, a prefeitura de Nova York anunciou a retomada do uso de robôs para reforçar a segurança pública, após ter descontinuado o projeto em 2021. Por enquanto, um pequeno número de máquinas será incorporado pela polícia local, mas a ideia é expandir gradualmente. Até então, os bombeiros eram os únicos a terem em seu time o cão-robô Spot, da Boston Dynamics.

A estratégia de buscar o auxílio de robôs nas atividades da polícia local veio do próprio prefeito de Nova York, Eric Adams. Isso porque alguns bairros têm enfrentado uma onda de furtos e roubos, no entanto, os assassinatos estão em baixa. Para marcar o novo momento e deixar um aviso bem claro, Adams brincou que os cães-robôs estão fora do canil, durante entrevista coletiva.

A seguir, veja uma demonstração dos cães-robôs:

Continua após a publicidade

Quais robôs vão ajudar a polícia de Nova York?

No momento, a prefeitura acabou de adquirir dois cães-robôs da Boston Dynamics pelo valor aproximado de US$ 750 mil — algo próximo de 3,69 milhões de reais. Só que, diferente do que se poderia supor, os robôs não farão patrulhas rotineiras como os tradicionais cães de guarda da polícia. Na verdade, os robôs serão usados em condições bastante específicas, onde há risco para a vida humana, como em casos que envolvem desativação de bombas.

Continua após a publicidade

Além do cão-robô, a prefeitura testará o uso de um lançador de GPS portátil, da StarChase, o que deve facilitar casos de perseguição e rastreamento. Outra nova aquisição é o robô K5 ASR, da Nightscope, que deve atuar em patrulhas automatizadas em áreas isoladas.

Para além do atual anúncio, o prefeito afirmou que está buscando outras tecnologias de segurança para garantir que Nova York continue a ser uma cidade segura para os nova-iorquinos, visitantes e quem quer que esteja de passagem por lá. “Este é o começo de uma série de novidades”, completou, segundo o jornal NYT.

Fonte: NYT