Publicidade

BMW “adota” cão-robô para coletar dados em fábrica no Reino Unido

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Maio de 2024 às 18h04

Link copiado!

Divulgação/BMW Group
Divulgação/BMW Group
Tudo sobre BMW

A fábrica da BMW localizada em Hams Hall, no Reino Unido, passou a contar recentemente com um “bom menino” para ajudar em tarefas como coleta de dados e monitoramento em tempo real das linhas de produção: trata-se de SpOTTO, um cão-robô de última geração, “adotado”, ou melhor, incorporado ao dia-a-dia da planta para auxiliar em diversos procedimentos.

A BMW explicou que SpOTTO é um robô autônomo, na forma de cachorro, que “examina a planta, apoia a manutenção e garante que os processos de produção funcionem sem problemas”.

O cão-robô que “trabalha” na BMW é equipado com sensores visuais, térmicos e acústicos para atuar em cenários distintos: por um lado, coleta dados valiosos para o gêmeo digital da planta; por outro, atua como vigilante, supervisionando a manutenção das instalações de produção.

Continua após a publicidade
“Virtualização, automação e inteligência artificial são pilares centrais da fábrica da BMW. Por isso, exemplos de aplicações ousadas ​​e inovadoras como essa mostram toda a gama de possibilidades”, explicou Klaus von Moltke, vice-presidente sênior de produção de motores da BMW AG.

O que o cão-robô da BMW faz na fábrica?

SpOTTO, o cão-robô da BMW, utiliza seus múltiplos sensores para monitorar a temperatura dos equipamentos de produção e detectar, em tempo real, se algum está excessivamente quente, o que pode ser um indicativo de falha no sistema.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O “bom menino” também foi programado para detectar vazamentos nas linhas de ar comprimido utilizadas na produção da fábrica. Dessa forma, ao detectar de forma rápida qualquer fuga, o cão-robô auxilia na redução do consumo de energia.

Em relação à coleta de dados, SpOTTO opera em três níveis diferentes: gerando imagens 3D de toda a planta da BMW, alinhando uma enorme camada de dados e, por fim, classificando tudo o que foi coletado em unidades rastreáveis e de fácil entendimento.

Marco da Silva, Chefe de Desenvolvimento de Produtos Spot da Boston Dynamics, responsável pelo “nascimento” do cão-robô, está satisfeito com a forma como SpOTTO se integrou à fábrica da BMW.

Continua após a publicidade
“SpOTTO pode facilmente assumir a conclusão de inúmeras tarefas de monitoramento repetíveis para que a equipe de manutenção da planta possa se concentrar na manutenção. Estamos orgulhosos da forma como o robô foi integrado à fábrica”.