NASA apresenta novo robô humanoide

Por Redação | 12 de Dezembro de 2013 às 17h55

Segundo a NBC, a NASA divulgou um vídeo no YouTube essa semana mostrando sua mais nova criação, o robô humanoide Valkyrie, desenvolvido para ser um "herói" salvador em resgates perigosos.

Construído pelo Johnson Space Center (JSC), o modelo participará do DARPA Robotics Challenge, desafio da DARPA (agência do departamento de defesa americano para desenvolvimento de tecnologias avançadas) que tem como objetivo a criação de um robô que possa operar em ambientes inóspitos como locais de desastres naturais ou acidentes, onde seria muito perigoso colocar um humano para fazer os resgates.

Além disso, o modelo, que é uma "mulher", poderá ser usado para auxiliar uma futura colonização de Marte.

A Valkyrie utiliza tecnologia do Robonaut, um robô fixo que possui dois braços e que ajuda os astronautas na Estação Espacial Internacional. Mas, obviamente ela é muito complexa, pois é bípede, móvel, podendo caminhar em terreno irregular.

O robô competirá com um outro robô também da NASA, o RoboSimian, construido no Jet Propulsion Lab (JPL) que fica no Caltech, na Califórnia, que possui longos braços e pernas projetados para realizar tarefas de uma maneira geral, e que pode mudar sua direção sem precisar girar todo o corpo, além de um robô da Boston Dynamics chamado Atlas, de características semelhantes às da Valkyrie.

Veja abaixo o vídeo do robô em operação:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.