Em breve poderemos confeccionar nossos próprios robôs em uma impressora 3D

Por Redação | 29 de Maio de 2014 às 09h08

Ao invés de esperar a indústria produzir um robô, por que não fazer uma versão caseira? Foi isso que pensou Brian David Johnson, da Intel, que promete disponibilizar um modelo capaz de ser confeccionado no conforto dos lares de quem tiver uma impressora 3D até o final deste ano.

De acordo com o Slash Gear, tanto a estrutura quanto o corpo do robô serão cedidos pela Intel, que levará o projeto a público em código aberto. A fabricante de tecnologia também oferecerá plataformas para desenvolvedores e kits para consumidores com valor estimado de US$ 1.600. Esse kits virão com tudo que é preciso para finalizar o projeto, como motores, fios e etc.

Mas quais funcionalidades teriam esses robôs? Bem, Johnson afirma que as "criações" poderiam se beneficiar de aplicativos similares aos que existem em tablets e smartphones. "É como se fosse um smartphone com pernas. Seu robô será completamente diferente do meu; você poderá customizá-lo e programar sua inteligência artificial sem precisar ter doutorado em robótica; apenas baixando aplicativos", disse.

Confira abaixo um vídeo de demonstração com Johnson e seu robô feito a partir de uma impressora 3D:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.