Publicidade

YouTube vai remover vídeos com desinformação sobre aborto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Julho de 2022 às 10h27

Link copiado!

(Imagem: NordWood Themes via Unsplash/Reprodução)
(Imagem: NordWood Themes via Unsplash/Reprodução)
Tudo sobre YouTube

O YouTube vai remover vídeos com desinformação sobre aborto para evitar a disseminação de fake news ligadas ao tema. Serão contempladas na ação orientações sobre métodos não seguros de interrupção da gravidez e mentiras sobre efeitos colaterais. A plataforma deve excluir também conteúdos que promovam falsas alegações sobre o aborto legal, aqueles feitos em casos de estupro, por exemplo.

Mesmo abortos químicos e cirúrgicos, considerados seguros por autoridades, podem sofrer sanções se o vídeo contradisser políticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre práticas médicas. Não é tão difícil encontrar vídeos com recomendações para se remover um feto, inclusive com métodos abortivos considerados naturais, mas que podem prejudicar a saúde da mulher, causar hemorragias e até levar a morte.

Continua após a publicidade

O Google possui uma rígida diretriz contra temas médicos que possam colocar em risco a saúde das pessoas. Em geral, a empresa considera desinformação tudo que vai contra o que especialistas conceituados e autoridades de saúde dizem sobre determinado assunto.

"Priorizamos conectar as pessoas ao conteúdo de fontes autorizadas sobre tópicos de saúde", explicou a plataforma em seu perfil oficial no Twitter. A regra já está valendo e será aplicada ao mundo inteiro, sem distinção.

O YouTube também adicionará um painel informativo sobre aborto baseado nas afirmações de autoridades de saúde. Assim como ocorria na covid-19 e em outros assuntos com muita desinformação, esse local deve trazer dados contextualizados e links para sites confiáveis.