Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube adota checagem de fatos e alertas em buscas sobre vacinas da COVID-19

Por| 18 de Novembro de 2020 às 20h40

Link copiado!

Hello I'm Nik/ Unsplash
Hello I'm Nik/ Unsplash
Tudo sobre YouTube

Em esforço para combater a desinformação entre os vídeos, o YouTube adota ferramenta de fact-checking em buscas sobre a pandemia da COVID-19 e recomenda que o usuário acesse links externos para assuntos relacionados ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), principalmente quando estão relacionados a vacinação.

Na hora de buscar por termos simples como "coronavírus" e "COVID-19", o usuário encontra os resultados esperados, mas a plataforma também adicionou uma caixa com links externos sobre o assunto, tanto de fontes científicas confiáveis para o Google. Prática similar já é adotada por outras redes sociais, como o Instagram.

Continua após a publicidade

Segundo o site C|Net, esses links direcionam os usuários a informações de autoridades de saúde locais, como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos ou ainda a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a maior parte dos redirecionamentos pesquisadas é enviada para a página oficial do Ministério da Saúde (MS), onde a pessoa pode conferir desde sintomas da COVID-19 até notícias sobre o enfrentamento público da epidemia. No entanto, a opção ainda não aparece nos apps para smartphones.

Após ser muito criticada por proliferar teorias de conspiração e desinformação, está é uma importante iniciativa para a plataforma, já que lembra o usuário onde encontrar informações confiáveis. Entre essas medidas, está a adoção de checagem de fatos independentes sobre alguns conteúdos relacionados ao coronavírus. Por exemplo, ao pesquisar sobre "vacina modifica o DNA" ou "vacina microchip", o usuário é informado que o conteúdo buscado se trata de fake news.

Continua após a publicidade

No entanto, pesquisas sobre termos mais gerais, como "vacina", ou ainda termos xenofóbicos, como "vírus chinês", não são linkados a nenhum tipo de conteúdo especial, seja ele de checagem de informações ou de organização oficias que combatem a disseminação do coronavírus.

Vale lembrar que, ainda nesta semana, o YouTube anunciou que começaria a remover fake news sobre vacinas contra o coronavírus, estendendo também a esse tipo de conteúdo as regras que já existiam sobre manipulação política, teorias da conspiração e demais publicações de caráter duvidoso.

Fonte: C|Net