Publicidade

Usuários do Instagram se queixam de conta banida e culpam IA

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash
Tudo sobre Instagram

Relatos nas redes sociais indicam que várias pessoas tiveram a conta do Instagram banida de forma repentina — e a moderação feita por IA seria a responsável por isso. A informação é do site TechCrunch, que identificou casos em inglês.

Publicações no Reddit trazem depoimentos de pessoas que foram banidas da rede social da Meta e não conseguiram recuperar o acesso com o suporte da rede social. Um post do perfil oficial do Instagram no X está repleto de comentários insatisfeitos sobre o caso, inclusive com pessoas que afirmam que o banimento começou há cerca de um mês.

A principal hipótese discutida pelos usuários é a de que a rede social começou a usar um sistema de automação por IA para verificar e restringir contas. Dessa forma, alguns perfis poderiam ser “acusados” pelos filtros e, sem uma moderação humana, seriam banidos da plataforma. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Procurado pelo Canaltech, a Meta ainda não comentou o caso, mas a matéria pode ser atualizada com uma eventual resposta.

A apuração do CT também identificou alguns comentários no X de pessoas que tiveram a conta banida no Insta, mas não é possível confirmar se tratam da mesma situação.

Pinterest passou por situação parecida

O caso com o Instagram lembra um episódio com o aplicativo Pinterest em maio deste ano: usuários também relataram banimento em massa de contas sem aviso prévio e, novamente, os mecanismos de IA foram acusados de remover os perfis

Na ocasião, a rede social afirmou que remove apenas contas que violaram as diretrizes da comunidade, mas abriu um espaço para as pessoas entrarem em contato com a equipe de suporte e recorrer da decisão, caso acreditassem que o perfil foi excluído por engano. 

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: descubra qual foi sua primeira curtida no Instagram

Fonte: TechCrunch