Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é e como sair do shadowban do Instagram?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Abril de 2024 às 20h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik
Tudo sobre Instagram

O shadowban do Instagram é nome dado a um recurso da rede social que limita o alcance das suas publicações e torna mais difícil que os conteúdos sejam encontrados por outras pessoas. Isso geralmente acontece quando a plataforma detecta atividades consideradas spam ou violações dos termos de uso.

O termo pode ser traduzido como “banimento oculto” e foi batizado pelos usuários. A Meta não reconhece oficialmente esse nome, apesar de afirmar que há mecanismos para punir contas que desrespeitam regras.

O que pode gerar o shadowban

Continua após a publicidade

De acordo com o histórico de relatos do público, você pode entrar no shadowban caso tenha conteúdos removidos e recorrer em práticas consideradas ruins. São elas:

Conteúdos inadequados

Publicar conteúdos que violem as diretrizes da comunidade do Instagram, como imagens sensíveis, discurso de ódio ou spam, pode levar você ao shadowban.

Denúncias

Outras pessoas podem denunciar seus conteúdos e levar o Instagram a derrubar suas postagens e colocar o seu perfil no “banimento oculto”.

Infringir direitos autorais

Utilizar músicas ou vídeos de terceiros sem dar a devida autoria ou ter o conteúdo derrubado pelos verdadeiros autores pode prejudicar o seu alcance.

Continua após a publicidade

Hashtags banidas

Utilizar hashtags proibidas, em excesso ou que podem estar relacionadas a spam pode levar ao shadowban.

Uso de bots

O uso de bots para seguir, curtir ou comentar de forma automática pode ser detectado pelo Instagram como atividade suspeita.

Continua após a publicidade

Comportamento de spam

Postar repetidamente o mesmo conteúdo, comentar de forma excessiva ou enviar mensagens em massa pode ser interpretado como spam pelo algoritmo do Instagram.

Seguidores inautênticos

Participar de esquemas de seguimento mútuo ou outras atividades inautênticas para aumentar o número de seguidores pode ser penalizado pelo Instagram.

Continua após a publicidade

Como saber se estou no shadowban

Quando você está no shadowban, suas publicações terão um menor alcance e uma queda significativa no número de curtidas, comentários e interações. A sua página de perfil também poderá ser omitida de resultados de busca na plataforma.

A Meta não reconhece oficialmente esse recurso de banimento, mas você ainda pode verificar o “Status da conta” para ver se há conteúdos removidos do seu perfil e que prejudicam a sua visibilidade na rede social.

Veja como analisar a situação da sua conta no Instagram:

Continua após a publicidade
  1. Acesse a sua página de perfil no Instagram;
  2. Toque no botão de engrenagem e abra as “Configurações”;
  3. Acesse “Status da conta”;
  4. Verifique se há sinalizações sobre suas atividades.

Dentro dessa seção, você pode saber mais sobre conteúdos inadequados e solicitar análises sobre publicações excluídas pela plataforma.

Para confirmar se a sua conta está no shadowban do Instagram, você também pode pedir para alguém que não segue você na rede social para tentar buscar o seu perfil — caso não encontre, é porque você está em “banimento oculto”.

Como sair do shadowban do Instagram

Continua após a publicidade

Segundo as experiências das pessoas, o Instagram pode te colocar em shadowban por um período de 30 a 90 dias — contas com reincidência de conteúdos removidos são banidas pelo tempo máximo.

Durante esse período, não há nada o que você pode fazer para sair do banimento. A única alternativa é solicitar a reavaliação sobre conteúdos removidos caso ache que a exclusão que levou ao "banimento oculto" foi equivocada.

  1. Acesse a sua página de perfil;
  2. Entre em Configurações > Status da conta;
  3. Acesse “Conteúdos removidos”;
  4. Solicite a reavaliação sobre as remoções.

Se o Instagram concordar que a remoção foi desnecessária, sua publicação será reinstaurada e seu perfil sairá do banimento. Caso contrário, você deverá esperar o período de punição.

Continua após a publicidade

O que fazer se estiver no shadowban

Durante o período em que estiver no shadowban, você pode (e deve) continuar suas atividades para manter o máximo de engajamento possível com seu perfil. Ter boas práticas podem ajudar a minimizar os efeitos do banimento.

Nesse sentido, você pode realizar as seguintes ações:

  • Publicar novos conteúdos que seguem as diretrizes da rede;
  • Interagir organicamente com outras contas;
  • Manter o engajamento com quem já seguem você.
Continua após a publicidade

Para saber mais, veja também como funcionam o algoritmo de recomendação e o shadowban do Instagram.