Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter vai avisar quem interagiu com posts falsos ou sem contexto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Fevereiro de 2023 às 14h49

Link copiado!

Divulgação/Twitter
Divulgação/Twitter
Tudo sobre Twitter

O Twitter vai começar a exibir avisos quando uma nota da comunidade for adicionada em "tuítes suspeitos" que você respondeu, deu like ou retuitou. A medida é uma forma de ajudar o usuário a ser avisado sobre um conteúdo falso, enganoso ou duvidoso que possa ter interagido.

A novidade foi anunciada pelo perfil oficial Community Notes. Todo tipo de interação com posts problemáticos, que obtiveram alguma explicação da comunidade posteriormente, deve entrar no rol de avisos do Passarinho Azul.

Continua após a publicidade

O recurso de Notas da Comunidade permite escrever sobre algo para dar mais contexto a informações publicadas na rede. Essa foi a maneira encontrada por Elon Musk para jogar para o usuário a responsabilidade sobre filtrar mentiras disseminadas na plataforma. É também uma forma de reduzir o índice de conteúdos removidos e dispensar a equipe de moderação, afinal são os próprios perfis que cuidam disso.

Um tuíte com uma Nota da Comunidade não será rotulado, removido nem sofrerá intervenção pelo Twitter, a menos que viole as Regras do Twitter, os Termos de Serviço ou a Política de Privacidade. Infelizmente, a ferramenta só está disponível nos Estados Unidos, sem previsão de chegada ao Brasil.

Combate à desinformação no Twitter

Os colaboradores podem deixar notas em qualquer tuítes, mas é preciso um número suficiente de pessoas com diferentes pontos de vista para classificar notas como úteis. Se isso ocorrer, elas são exibidas publicamente no post e passam a dar mais informações aos textos, fotos, GIFs ou vídeos publicados.

Continua após a publicidade

Alguns usuários se mostraram preocupados com o volume de notificações que o recurso pode gerar. Quem tem por hábito entrar em discussões políticas ou com temas propensos a fake news deve realmente ser mais notificado. Como não houve mais esclarecimentos do Twitter, resta aguardar para ver como tudo funcionará.

Mesmo assim, é uma adição interessante porque deve ajudar as pessoas a saberem quando ajudaram a fornecer contexto ou desmentir alguma publicação. Quem é um checador de fatos ativo deve ficar feliz em descobrir o quanto seu trabalho ajudou a comunidade do Twitter a se livrar da desinformação.