Twitter se junta ao TSE para conscientizar público nas eleições de 2022
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •

O Twitter lançou nesta terça-feira (5) uma série medidas visando proteger a integridade das discussões acerca das eleições brasileiras. Um recurso em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) redirecionará usuários para páginas com informações oficiais sobre o período de votação.
- Twitter testa filtro para bloquear automaticamente contas e tuítes ofensivos
- Twitter apresenta pacotão de novidades, incluindo mais opções para monetização
- Como desativar a mensagem de “Conteúdo sensível” no Twitter para Android e iOS
A plataforma social dará início à campanha de conscientização praticamente um ano antes da próxima "festa da democracia". Pelas próximas duas semanas, assim que digitar termos relacionados às eleições na área de busca da rede social, o usuário encontrará banners com links oficiais e informações do perfil oficial do TSE no Twitter (@TSEjusbr).
A rede social não mencionou se a detecção de pesquisa será capaz de identificar nomes de possíveis candidatos, tampouco quais termos foram incluídos nessa verificação automática. Nesse primeiro momento, a campanha será usada principalmente para divulgar detalhes sobre o funcionamento da urna eletrônica.
Ações como essa no Twitter são extremamente importantes para combater a proliferação de notícias falsas. Se o usuário estiver interessado em saber mais sobre o assunto, a barra de pesquisa será uma das formas de buscar conteúdo e, ao encontrar informações oficiais por lá, há menor chance de acabar enganado por notícias mentirosas.
Em uma publicação do Twitter Brasil, a rede social afirma que “vem mais por aí”, mas não deu detalhes sobre os complementos. Provavelmente, as campanhas devem se tornar ainda mais frequentes e visíveis com a aproximação do período eleitoral.