Publicidade

Twitter remove mais 480 contas sob acusação de “manipulação coordenada”

Por| 28 de Agosto de 2018 às 11h57

Link copiado!

Twitter remove mais 480 contas sob acusação de “manipulação coordenada”
Twitter remove mais 480 contas sob acusação de “manipulação coordenada”
Tudo sobre Twitter

Em meio ao caos e desespero que assola seus investidores, o Twitter anunciou a suspensão de 486 contas acusadas de “engajar em manipulação coordenada de informações”. A ação é um complemento das suspensões feitas pela empresa na última semana, quando 284 contas foram suspensas pelo mesmo motivo.

Os “comentários divisivos” que levaram o Twitter à nova onda de remoções compartilharam notícias falsas e retóricas anti-Trump, contrariando as acusações vindas da ala política conservadora dos EUA de que a rede social deliberadamente atacava conteúdo do partido Republicano.

Continua após a publicidade

“Assim como em investigações passadas, estamos comprometidos a nos engajar com outras empresas e entidades de autoridade da lei. Nosso objetivo é auxiliar investigações dessas atividades e, onde possível, levar a público a transparência e o contexto de nossos esforços”, disse o Twitter por meio de sua conta @TwitterSafety. “Desde o seu início na última terça-feira, nós continuamos nossas investigações, ampliando a nossa compreensão dessas redes. Assim sendo, nós suspendemos 486 outras contas por violar as políticas determinadas na última semana. Isso eleva o total de suspensões a 770”.

O Twitter vem, há anos, sofrendo acusações de que faz muito pouco — ou não faz nada — para coibir a disseminação de conteúdos questionáveis em sua rede. Exemplos mais recentes remetem à ação tomada contra Alex Jones, uma voz contundente da extrema-direita conspiracionista americana e apresentador do canal Infowars: a rede de microblogs optou por deixar que Jones continuasse atuante na plataforma, colocando-o em “modo leitura” por uma semana (ou seja, a conta é mantida, mas o usuário não pode interagir ou criar conteúdo durante este período), indo na contramão de outras produtoras de conteúdo, que sumariamente baniram Jones de suas plataformas.

Continua após a publicidade

Recentemente, porém, o Twitter adotou uma linha mais dura nas práticas de segurança, o que levou à queda de usuários ativos registrados durante a última conferência de resultados. Ainda que a empresa tenha postado lucro de US$ 100 milhões, a queda de aproximadamente um milhão de usuários mensais no segundo trimestre deixou seus investidores assustados. Ainda assim, a rede mantém-se à sua política de coibir material duvidoso.

Vale lembrar que, em 5 de setembro, o Twitter, junto da Google e do Facebook estarão respondendo a perguntas feitas pelo Senador Mark Werner e outros políticos que compõem a Comissão de Inteligência do Senado sobre o uso de suas plataformas por outros países na influência da política norte-americana.

Fonte: Techcrunch; Twitter Safety