Publicidade

Twitter proíbe publicação de fotos e vídeos de outras pessoas sem autorização

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Brett Jordan/Pexels
Brett Jordan/Pexels
Tudo sobre Twitter

A partir desta terça (30), o Twitter não mais permitirá o compartilhamento de fotos e vídeos de outras pessoas sem consentimento. A rede social ampliou o escopo da sua Política de Informações Privadas para combater a reprodução de mídias de outros indivíduos sem a devida autorização, exceto se forem de interesse público.

Agora, de acordo com as novas regras, o usuário do Twitter não pode compartilhar os seguintes dados ou mídias sem permissão:

  • Endereços residenciais ou dados de localização em tempo real, incluindo coordenadas do GPS ou até a revelação de referências para locais considerados como privados;
  • Documentos oficiais ou informações relacionadas a eles — exceto em algumas regiões em que esses dados são públicos;
  • Informações de contato, incluindo números de telefone e endereços de e-mail pessoais;
  • Dados bancários, incluindo número de conta, cartões de crédito;
  • Registros médicos, como receitas e atestados;
  • Fotos e vídeos que enquadrem outras pessoas sem a devida autorização;
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a rede social, “existem preocupações crescentes quanto ao uso indevido de mídia e informações que não estão disponíveis em nenhum outro lugar online”. A plataforma vê esse tipo de atitude como um meio para a prática de assédio, intimidação e revelação da identidade de indivíduos, com potencial para causar danos emocionais ou físicos.

O compartilhamento de fotos e vídeos, embora seja inofensivo em alguns contextos, pode gerar problemas intermináveis para algumas pessoas. Tirar fotos de alguém num lugar em que ela supostamente não deveria estar ou mesmo usar um vídeo de uma situação constrangedora com o objetivo de difamar pode trazer danos irreversíveis para a vítima — e, uma vez que um vídeo vai para a internet, ele pode ficar lá para sempre.

Twitter também combate cúmplices

Mesmo que um usuário não compartilhe fotos de alguém diretamente, agir como cúmplice dessa ação também o coloca na mira do Twitter. Ameaçar ou incentivar a violação de regras e oferecer recompensas em dinheiro para revelar informações (ou mantê-las em segredo) também não são comportamentos aceitáveis para a rede social.

Denuncie ao Twitter

Para fazer a regra valer, a Rede do Passarinho Azul não correrá atrás de cada mídia publicada por lá. Em vez disso, serão as denúncias que indicarão em quais publicações houve a violação das Políticas de Informações Privadas.

Continua após a publicidade

“Precisamos de uma denúncia da pessoa em questão ou de um representante autorizado para determinar se uma imagem ou vídeo foi compartilhado sem sua permissão”, explicou a rede social.

Essa regra, porém, só não vale para pessoas e imagens de interesse público. Fotos e vídeos de políticos veiculados por perfis jornalísticos, por exemplo, não poderiam ser retirados se há valor comum no conteúdo. Tal condição só não se aplica quando a mídia contém nudez.

Fonte: Twitter