Publicidade

Twitter verifica conta falsa de político norueguês — mas por um erro humano

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Novembro de 2021 às 09h48

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Tudo sobre Twitter

Recentemente, o Twitter deu o selo de verificação para uma conta falsa do ministro das Finanças da Noruega, Trygve Slagsvold Vedum — contudo, parece não ter sido um erro da rede social. De acordo com um site norueguês, foram órgãos do país europeu que passaram as informações erradas e apontaram o perfil como sendo do político.

Na verdade, Vedum nunca teve uma conta na rede. O erro, inclusive, foi reportado pelo próprio Ministério das Finanças nas redes sociais: “Informamos que o Ministro da Fazenda Trygve Slagsvold Vedum não tem um perfil privado no Twitter. As contas que aparecem em seu nome são, portanto, falsas e serão denunciadas”, declarou o órgão.

Continua após a publicidade

Desde que Vedum foi eleito para o cargo de ministro em setembro, o número de contas que se passam por ele aumentou bastante — algumas como paródias e outras não. No caso da conta verificada, o caso é sério: o perfil já compartilhou opiniões que vão contra a política adotada pelo Partido do Centro, do qual o ministro faz parte.

Continua após a publicidade

Além disso, o perfil que foi verificado com o nome do político já fez declarações contra o próprio ministério. Em uma das publicações do perfil oficial, o “Vedum” falso acusou o órgão de compartilhar desinformação nas redes sociais — algo que, com um selo de verificação, é visto com bem mais gravidade do que se fosse um simples perfil do Twitter.

Erro humano, não do algoritmo

Segundo o site NRKBeta, a culpa de um perfil fake do ministro das finanças ter sido verificado é do Gabinente do Primeiro-Ministro da Noruega. Em cooperação com a Autoridade Nacional de Segurança (NSM), a entidade teria enviado pedidos de verificação das contas dos políticos que integram o governo e, por engano, marcou o perfil falso no processo.

"Infelizmente, houve um erro que levou à verificação de uma conta falsa. A conta foi removida e garantimos que não há nenhuma outra conta falsa verificada", disse a chefe de comunicação do gabinente, Anne Kristin Hjukse, ao site.

Continua após a publicidade

Ao menos, a verificação errada não durou muito tempo. Os efeitos de um engano como esse, apesar de parecerem inofensivos, podem ser bastante complicados em uma era em que redes sociais são tão importantes. A verificação no Twitter é um selo que garante autenticidade à conta e, se por acaso o dono da conta falsa resolvesse atacar, causar pânico ou interferir na política nacional ou internacional, ele poderia fazer o ministro das finanças da Noruega virar notícia em questão de minutos.

Fonte: NRKBeta, The Verge