Publicidade

Twitter libera verificação por documentos para assinantes

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre Twitter

O X (antigo Twitter) finalmente liberou a possibilidade de verificar contas na rede social a partir de documentos oficiais, de forma exclusiva a assinantes Premium. O recurso funciona como uma garantia de autenticidade de um perfil, evitando que contas falsas que também paguem a plataforma se passem pelos usuários ou personalidades verdadeiros.

Além de garantir a autenticidade de um perfil, o X fala que as contas que realizarem a checagem de documentos oficiais também terão suporte prioritário, além de maior flexibilidade em alterações de nome de usuário, fotos e outras informações do perfil. Além disso, por enquanto, essa análise só está disponível para contas de pessoas físicas, com empresas e organizações não tendo acesso ao recurso.

Para realizar o processo, acessível por meio das opções do X Premium, é preciso enviar imagens de documentos oficiais e também uma selfie, além de dar consentimento para que a análise aconteça. A empresa não especifica prazos para a realização de análises e liberações, mas indica que alterações de nome de usuário, propósito da conta ou inatividade podem gerar a perda da verificação.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O selo de verificação concluída será exibido nos perfis autenticados pela plataforma, tanto no aplicativo do X quanto em sua versão web. A disponibilidade do recurso no Brasil não foi confirmada diretamente, mas a empresa fala de uma liberação em “vários países” — o Reino Unido e a União Europeia ficaram de fora, pelo menos por enquanto, devido às normas locais de privacidade de dados.

Menos contas falsas no X?

A verificação de documentação vem para resolver uma das principais críticas relacionadas ao novo formato de selos azuis da rede social. Enquanto a autenticação, antes, era liberada a celebridades e outras pessoas reconhecidas, agora ela serve para identificar assinantes, o que causou uma proliferação de perfis falsos se passando por celebridades e uma queda na confiabilidade da plataforma.

Resolver isso é, justamente, uma das ideias por trás da verificação de documentos do X. Segundo a rede social, a autenticação também pode ser usada em medidas adicionais de controle de spam e visualização de conteúdos maliciosos, bem como no bloqueio de conteúdos impróprios para determinadas faixas etárias, caso um usuário seja menor de idade, por exemplo.

A página de suporte oficial, disponível inclusive em português, fala ainda em benefícios adicionais para quem realizar a verificação de documentos, que devem ser anunciados em breve. De acordo com a rede social, os dados usados para verificação podem ficar armazenados por até 30 dias, enquanto o trabalho de autenticação é feito pela companhia israelense Au10tix.