Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter está verificando contas com fotos geradas por IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Fevereiro de 2023 às 17h23

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Tudo sobre Twitter

O Twitter está aprovando o selo de verificação para contas com fotos de rostos gerados por IA, denunciou um usuário da plataforma. A etiqueta foi concedida por meio do serviço de assinatura Twitter Blue que, entre seus recursos exclusivos, oferece a oportunidade de ter o chamativo selo anexado ao nome de perfil.

Apesar de ser uma das vantagens da assinatura do Twitter Blue, o selo de verificação ainda é concedido somente para contas “autênticas”. Cada novo assinante do serviço tem sua conta verificada pelo Twitter antes de receber o tique azul, medida pensada para evitar que a plataforma seja tomada por contas falsas, como aconteceu quando a função foi lançada pela primeira vez.

Continua após a publicidade

Porém, como constatou sujeito que atende pelo nome de Conspirador Norteño, a verificação do Twitter continua pouco rigorosa quanto à autenticidade das contas. Em uma imagem compartilhada na rede social, ele juntou vários exemplos de selos azuis anexados a contas com foto de perfil gerada por inteligência artificial.

Encontrar tais contas foi bem simples, inclusive: bastou inserir os termos filter:blue_verified na ferramenta de pesquisa do Twitter para filtrar os resultados somente às contas “verificadas”.

Brecha grave

Uma vez que contas com fotos geradas por inteligência artificial podem receber o selo de verificado sem tanta dificuldade, o Twitter enfrenta um novo problema: dar veracidade e mais alcance para perfis fabricados para aumentar o engajamento de determinado tema ou disseminar notícias falsas.

Continua após a publicidade

Desde que Elon Musk assumiu o Twitter e “democratizou” o acesso ao selo de verificação aos usuários dispostos a pagar por ele, o tique azul perdeu importância — mas nem todo mundo sabe disso. Nomes de usuários com a etiqueta ainda chamam mais atenção do que contas comuns e, considerando que uma das vantagens da assinatura é ter prioridade em menções, respostas e buscas, autenticar contas fictícias é ainda mais grave.

Uma forma de identificar contas com rostos gerados por IA é observar os olhos. Em faces artificiais, os olhos tendem a ter reflexos diferentes, ou partes da pessoa aparecem desfiguradas ou tortas de forma sobrenatural.

O perigo de dar alcance para contas automatizadas é facilitar a manipulação de informações e tendências nas redes sociais, inclusive para fins políticos — um perigo para momentos delicados como períodos eleitorais, ou diante de notícias mais sensíveis.

Qual a solução?

Continua após a publicidade

A alternativa mais óbvia para conter a disseminação de selos de verificado para contas artificiais é tornar a verificação de identidade mais rigorosa, como exigir a apresentação de documentos oficiais ou tirar várias do rosto de diferentes ângulos (sem mesmo precisar publicá-las). O problema, porém, é que o Twitter pode não estar com pessoal suficiente para encarar essa tarefa após tantos cortes.