Twitter começa a testar cobrança de ingressos para sessões no Spaces
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Desde que lançou o Spaces, o Twitter promete formas de monetizar a plataforma para atrair mais interessados em produzir conteúdo de áudio. Inicialmente, o “Tip Jar” chegou com uma opção para receber gorjetas dos seguidores, mas ainda era algo bastante simplista. Agora a plataforma deve elevar o patamar dos negócios com o Ticketed Spaces.
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Conforme o site The Verge, essa novidade vai permitir a cobrança de ingressos para as pessoas participarem das salas. A ideia é incentivar debates, palestras e outros formatos apenas por voz no Spaces, o principal concorrente do Clubhouse na atualidade.
Usuários dos Estados Unidos serão os primeiros a testar a novidade a partir das próximas semanas, porém, apesar disso, qualquer pessoa do mundo poderá comprar ingressos para adentrar nos eventos. Para ganhar o direito de cobrar pela sua apresentação é necessário ter pelo menos mil seguidores, ter hospedado três Spaces nos últimos 30 dias e ser maior de 18 anos.
Estes requesitos são mais restritos do que os recentemente impostos para criar uma sala no Spaces. No começo de maio, a companhia liberou o serviço para perfis com pelo menos 600 seguidores, sem restrição de idade ou exigência de uso.
Valores podem não ser tão atrativos
A empresa de pagamentos Stripe será a responsável por arrecadar os pagamentos e repassá-los aos criadores de conteúdo, que vão receber 80% do valor arrecadado. Vale lembrar, contudo, que além desses 20% pagos à companhia de crédito, haverá a incidência de 30% referente aos valores cobrados pela Apple e Google para transações nos ecossistemas das empresas.
Para entender melhor a conta: se um ingresso custar R$ 100, o organizador vai pagar R$ 30 para a App Store/Play Store. Dos R$ 70 restantes, ele terá o desconto de 20% (R$ 14), ficando apenas com R$ 56. Isso pode encarecer demais o preço dos ingressos.
Neste momento inicial, segundo o The Verge, o Twitter vai cobrir o custo das transações no Stripe e não vai descontar valores de ninguém. Caso a plataforma se estabilize e atraia a atenção de muitas autoridades, provavelmente a rede pode desfazer essa decisão para tirar também a sua fatia.
Assim que as inscrições forem abertas, a equipe da rede social do passarinho deve levar algumas semanas para analisar todos os pedidos. Um pequeno grupo de teste deve ser selecionado até que tudo esteja 100% funcional para a liberação ampla.
Ainda não há previsão de quando a novidade deve desembarcar em terras brasileiras, mas deve levar algum tempo. Por enquanto, você pode testar o Spaces para ver se o formato agrada e se existe produtores de conteúdo interessantes para acompanhar: é só baixar o Twitter e procurar pela bolinha roxa no local dos stories.
Fonte: The Verge