Twitter alertará quando você curtir uma publicação rotulada como questionável
O Twitter quer dificultar ainda mais a disseminação de publicações consideradas questionáveis na rede social. A empresa começou a rotular como imprecisas ou falsas algumas publicações sobre eleições, COVID-19 e outros temas. Agora, caso uma pessoa ainda assim pretenda curtir posts com essa indicação, ela vai receber um segundo aviso.
- Agência une Facebook, Google e Twitter contra notícias falsas sobre COVID-19
- Mudou o retweet? Twitter testa nova estratégia de compartilhamento no Brasil
A nova barreira já está disponível para usuários do iOS e chega para Android nas próximas semanas. O Twitter já implementou o mesmo aviso no caso de compartilhamento de uma publicação rotulada como questionável. Agora, a movimentação também deve se repetir mesmo para quem quer somente curtir uma postagem.
O alerta informa que o conteúdo da publicação ainda é discutível e pode ser falso, além de oferecer um botão para que o usuário possa acessar informações confiáveis sobre o tema.
Giving context on why a labeled Tweet is misleading under our election, COVID-19, and synthetic and manipulated media rules is vital.
— Twitter Support (@TwitterSupport) November 23, 2020
These prompts helped decrease Quote Tweets of misleading information by 29% so we're expanding them to show when you tap to like a labeled Tweet. pic.twitter.com/WTK164nMfZ
De acordo com publicação oficial da rede de microblogs, ao colocar um rótulo em publicações consideradas questionáveis, ela conseguiu diminuir em 29% o compartilhamento de desinformação. Por isso, também pretende levar a ferramenta para o botão de likes.
A empresa tem trabalhado em pequenas mudanças para evitar o compartilhamento impensado de informações. Uma delas foi a de obrigar o usuário a cair na página de comentário mesmo se quiser somente retuitar alguma coisa sem escrever nada. Somente esta movimentação faz a pessoa pensar novamente se vale passar a informação adiante ou não.
Outra novidade implementada neste ano foi a ferramenta que evita que usuários compartilhem notícias e textos sem ter lido o conteúdo. Caso uma pessoa tente retuitar um post sem clicar no link, vai receber um aviso convidando a ler o conteúdo antes de passá-lo para frente.
Fonte: Twitter
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.