Twitter adia o fim do acesso gratuito às APIs — de novo
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
O Twitter adiou o fim do acesso gratuito às APIs da plataforma mais uma vez. Remarcado inicialmente para a última segunda-feira (13), o lançamento da nova ferramenta para desenvolvedores precisou ser postergado por “mais alguns dias”, segundo o perfil oficial da rede social.
- Quais foram as mudanças no código do Twitter após Elon Musk?
- Verificados do Twitter pré-Elon Musk devem perder selo azul
“Houve um imenso entusiasmo pelas próximas mudanças com a API do Twitter. Como parte de nossos esforços para criar uma experiência ideal para a comunidade de desenvolvedores, adiaremos o lançamento de nossa nova plataforma de API por mais alguns dias”, anunciou o perfil Twitter Dev.
A incerteza sobre as novas condições de acesso às API do Twitter frustram os planos de desenvolvedores envolvidos na plataforma. Após o anúncio de que as ferramentas não seriam mais gratuitas, muitos programadores anunciaram o fim de apps e contas automatizadas de utilidade pública, como divulgadores de memes, monitores de preço e aplicativos alternativos para acessar a rede social.
Mudança é mal vista
Na semana passada, o Twitter havia anunciado que o acesso às APIs de baixo nível e de publicidade custariam US$ 100 (R$ 515, em conversão direta) mensalmente. Em contrapartida, seria lançado uma “nova forma de acesso gratuito”, porém limitada para criação de até 1,5 mil tuítes por mês.
Apesar de o Twitter ter mencionado que a comunidade aguarda as mudanças "com imenso entusiasmo", isso não é totalmente verdade. Os desenvolvedores de ferramentas para a rede social se mostraram bastante frustrados por precisar pagar o Twitter para fazer o que sempre fizeram — ainda mais considerando que muitos deles construíam esses projetos sem receber dinheiro de volta.
A preocupação também existe em acadêmicos e pesquisadores, que usam ferramentas complementares (construídas com APIs atualmente gratuitas) para obter dados avançados sobre o Twitter.