Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok trabalha em mecanismos para blindar adolescentes de conteúdo adulto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Fevereiro de 2022 às 09h56

Link copiado!

Divulgação/TikTok
Divulgação/TikTok
Tudo sobre TikTok

O TikTok testa novos mecanismos para direcionamento de conteúdo para adolescentes. A plataforma anunciou nesta terça-feira (8) que a função seria semelhante ao sistema de classificação dos cinemas, com diferentes faixas etárias variando conforme o teor do vídeo, mas guardando essas qualificações somente para o algoritmo.

Atualmente, a ferramenta é testada com pouquíssimos usuários e esse período de experimentação servirá para aperfeiçoar as categorias. “Quando o sistema estiver totalmente lançado, o conteúdo que identificamos como ‘tema abertamente maduro’ pode ser ocultado dos adolescentes”, disse a líder de política de questões globais do TikTok, Tracy Elizabeth.

Continua após a publicidade

“Estamos nos baseando nos tipos de padrões de classificação de conteúdo e expectativas de classificação de maturidade que os reguladores de todo o mundo já possuem”, pontuou a executiva. A ideia da plataforma é replicar esses padrões ao algoritmo do TikTok, protegendo usuários mais novos de conteúdo claramente adulto e melhor definindo categorias.

Elizabeth não entrou em detalhes sobre como a plataforma vai definir de forma automática a categoria de cada vídeo publicado. “Sabemos que há conteúdo para família, para adolescentes e para adultos. O que gostaríamos de fazer é dizer ‘aqui está: você pode escolher por si mesmo qual é a categoria com a qual se sente mais confortável”, disse.

Para incrementar o controle parental, pais também poderiam decidir quais as categorias preferidas dos filhos direto no app, na seção “Emparelhamento familiar”. A plataforma também trabalha em meios para que o próprio criador de conteúdo indique o nível de maturidade dos vídeos, ajudando no direcionamento por algoritmo.

TikTok tem um problema com usuários jovens

Continua após a publicidade

No TikTok, um adolescente de 13 anos pode ter a mesma experiência que um usuário adulto. O algoritmo, embora eficiente para determinar quais conteúdos o usuário prefere assistir, não é capaz de determinar quais vídeos aquela conta deve ter acesso ou não.

Agora, além de trabalhar no melhor direcionamento de conteúdo, o TikTok precisa também aprimorar o sistema de verificação etária para evitar que usuários mais novos se cadastrem como mais velhos ou vice-versa. No ano passado, mais de 12 milhões de contas supostamente controladas por usuários com menos de 13 anos foram removidas da plataforma.

Fonte: Engadget, TikTok, Protocol