TikTok tem até o dia 4 de dezembro para encontrar um comprador nos EUA
A novela do TikTok nos Estados Unidos aparentemente ainda não acabou, apesar da possível desistência de bloquear o app no país por parte do governo local. Em uma reviravolta digna de trama mexicana, o Departamento do Tesouro determinou que a ByteDance tem até o próximo dia 4 de dezembro para concluir a venda da rede social de vídeos.
- Governo Trump teria "esquecido" de banir o TikTok dos EUA; entenda
- Juiz barra bloqueio estadunidense do TikTok imposto por Donald Trump
- TikTok lidera receita e downloads nas lojas oficiais de apps em outubro
O órgão faz parte do comitê de investimentos estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês), responsável por aprovar a venda do TikTok. Entre os compradores cotados para a plataforma estão a Oracle e o Walmart, ambos norte-americanos.
Tira casaco, põe casaco
Após o estardalhaço em torno das ameaças do presidente Donald Trump contra a rede social, os prazos dados pelo governo dos Estados Unidos foram adiados seguidamente. A última data limite venceu há cerca de duas semanas, quando o Departamento de Comércio aparentemente se esqueceu e simplesmente não instituiu o bloqueio determinado.
O prazo para o dia 12 de novembro foi estendido por outro órgão, o Departamento do Tesouro, e vencia nesta sexta-feira (27). A ordem, porém, foi prorrogada por outros sete dias, vencendo agora no dia 4 de dezembro.
Segundo um representante do tesouro norte-americano ouvido pela agência de notícias Reuters, a nova extensão foi concedida para revisar uma proposta de negociação recebida para a venda do TikTok.
Apesar das autoridades norte-americanas não terem revelado quais as punições às empresas envolvidas caso o app continue funcionando além do prazo, a ByteDance entrou com uma série de recursos na Justiça do país, o que pode fazer a novela se arrastar para depois da posse do novo presidente dos EUA.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.