Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok ganha recurso de legendas automáticas em seus vídeos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Abril de 2021 às 13h15

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

O TikTok adicionou um recurso de geração de legendas automáticas aos vídeos da plataforma. Na busca de democratizar o espaço e encorajar portadores de deficiência auditiva a interagirem com seus seguidores, as transcrições automáticas promoverão maior acesso ao conteúdo, mas elas ainda são limitadas ao inglês e ao japonês.

“Inclusão é importante porque, quando se sentem incluídas, as pessoas ficam mais confortáveis para se expressarem e interagir em com a comunidade”, inicia o comunicado liberado pelo TikTok. Expandir o alcance da plataforma e promover um ambiente inclusivo passou a ser um compromisso da companhia, agora dedicada a desenvolver produtos e ferramentas que compartilham dessa visão mais ampla.

Continua após a publicidade

A novidade fornece meios para que o criador deixe o conteúdo mais acessível. Assim que um vídeo é finalizado, a tela de edição exibirá um botão para habilitar as legendas automáticas. Se selecionada, as falas serão transcritas e exibidas em tela ao longo do vídeo.

Diferente do Instagram, no TikTok é possível editar manualmente o texto, se o criador julgar necessário alguma correção no sistema de detecção automática. O processo é tão intuitivo quanto a edição do vídeo, e basta entrar na seção das "Captions" e rolar entre as linhas segmentadas pelo tempo, clicar sobre elas e editar.

Curiosamente, as legendas automáticas são uma adição opcional e dependem da ação do criador do conteúdo — que pode julgar desimportante e não adotar em seus vídeos. Essa abordagem tem potencial para reduzir o alcance da iniciativa, visto que aumenta a chance passar despercebida pelos usuários e, assim, não cumprir seu propósito de promover acessibilidade. Quem não tiver interesse na ferramenta pode desabilitá-la.

Continua após a publicidade

Neste primeiro momento, o recurso do TikTok suportará apenas o inglês e o japonês, mas há planos para a adição de novos idiomas no futuro. Não se sabe se o sistema também fará traduções em tempo real, mas o anúncio dá a entender que seria apenas a compatibilidade com o reconhecimento de falas em outras línguas.

Adaptações para acessibilidade

Ao lado das legendas, o TikTok liberou outras mudanças no aplicativo para promover mais acessibilidade. A substituição da animação de capa dos vídeos por imagens estáticas é uma delas, assim como avisos em publicações que podem ocasionar ataques epiléticos ou episódios inconvenientes de fotossensibilidade — tanto para usuários quanto para criadores.

Com relação aos portadores de deficiência auditiva, outra importante novidade é o Text-to-speech (ou “Texto para fala”, em tradução livre), que verbaliza o texto escrito, ideal também para aqueles com problemas de dicção. A adição, porém, não teve funcionamento devidamente descrito pelo TikTok.

Continua após a publicidade

A companhia promete que essas não serão as únicas ferramentas voltadas para acessibilidade na rede social. O pronunciamento sugere que “mais recursos estão a caminho” para ampliar o alcance do conteúdo. “TikTok é um lugar para todos”, crava a companhia.

Fonte: TikTok