Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok e ONU lançam hub de informações para combate à violência contra a mulher

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Novembro de 2021 às 17h11

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre TikTok

O TikTok lançou uma central de informações para conscientizar as pessoas sobre violência contra a mulher e ajudar na educação dos usuários sobre temas como consentimento e segurança. O conteúdo é fruto da parceria da ONU MulhereseONGs dedicadas ao combate à violência contra mulheres e meninas pelo mundo.

Essa central funciona como uma espécie de hub com informações úteis para ajudar as pessoas a entenderem melhor o assunto, como link para a Central de Segurança do TikTok e suporte para quem passou por uma situação de violência sexual. Há números de telefone e endereços de sites de autoridades que podem ajudar as vítimas em diversos países. Os dados podem ser acessados por meio da guia "Descobrir", mas, infelizmente, não estão liberados na versão brasileira do programa.

Continua após a publicidade

A iniciativa é parte de uma campanha chamada 16 Days of Activism (16 Dias de Ativismo, em tradução livre), como forma de reforçar a celebração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, comemorado no dia 25 de novembro. A data foi instituída mundialmente para unir as nações pelo fim de todas as formas de violência de gênero.

Pelo fim da violência contra a mulher

Segundo dados das Nações Unidas, uma a cada três mulheres enfrentaram violência sexual ou outros tipos de agressão igualmente prejudiciais à saúde física ou mental. Isso dá um total de cerca de 736 milhões de mulheres em todo o planeta que já foram submetidas a situações com seus parceiros, amigos ou desconhecidos. Em todo o mundo, a violência contra as mulheres afeta com mais intensidade as regiões de renda baixa e média-baixa, com cerca de 22% das violentadas residentes em "países menos desenvolvidos".

Continua após a publicidade

Com a hashtag #EndViolenceAgainstMulheres, mulheres, ativistas e especialistas devem compartilhar informações ou relatar suas experiências pessoas acerca dessa temática. Até o momento, a hashtag já soma mais de 21,7 milhões de visualizações no app e a tendência é crescer muito mais a partir da divulgação.

O TikTok já se mostrou bastante engajado na luta por causas relacionadas a minorias, combate ao racismo, contra o preconceito à população LGBTQIA+ ou em apoio a setores sociais marginalizados. Agora, a rede social embarca em uma luta contra o machismo e na conscientização da sua base de usuários.

Fonte: TikTok, UN Woman