Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok cria comitê juvenil para aumentar proteção a adolescentes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Março de 2024 às 13h00

Link copiado!

Collabstr/Unsplash
Collabstr/Unsplash
Tudo sobre TikTok

O TikTok anunciou, nesta segunda-feira (25), a criação de um “Conselho de Jovens” para aumentar a segurança de adolescentes na rede social. O comitê é formado por 15 jovens com idades entre 15 e 18 anos que representam comunidades de diferentes países, incluindo o Brasil.

A iniciativa foi desenvolvida a partir de uma pesquisa global com mais de 12 mil adolescentes e pais de jovens na faixa de 13 a 17 anos que revelou o interesse desse público em discutir temas mais sensíveis e que envolvem segurança em ambiente online junto às plataformas.

Conselho de Jovens do TikTok

Continua após a publicidade

Segundo o TikTok, o “Conselho de Jovens” foi criado em parceria com a Praesidio Safeguarding, uma agência britânica especializada em proteção online, e inclui jovens de Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, México, Indonésia, Irlanda, Quênia e Marrocos.

O grupo realizou a sua primeira reunião em dezembro de 2023 e finalizou recentemente o segundo encontro, que contou com a presença do CEO da rede social, Shou Chew. Nessa ocasião, o conselho definiu uma agenda de prioridades para o ano, incluindo:

  • Focar em ações para garantir o bem-estar e inclusão dos adolescentes na plataforma;
  • Solicitar informações sobre denúncias e bloqueios para entender o que acontece depois que uma denúncia é feita;
  • Contribuir para o Portal da Juventude do TikTok, que está atualmente sendo redesenhado.

Em comunicado, a rede social divulgou os resultados dos primeiros encontros do conselho com o comentário do jovem brasileiro do comitê.

Continua após a publicidade

“As primeiras reuniões foram extremamente positivas e produtivas. Encontrei um ambiente acolhedor e descontraído, onde todos os membros se sentiram à vontade para expressar suas opiniões e ideias. A equipe do TikTok fez um excelente trabalho ao criar um espaço seguro e inclusivo para discussão, e sinto que nossas reuniões estão gerando insights valiosos que podem influenciar futuras decisões da plataforma”, disse o membro brasileiro de 17 anos.

De acordo com o TikTok, nos primeiros encontros os jovens debateram ainda sobre a importância de campanhas educativas. Nos próximos meses, a rede social promete lançar materiais para combater a desinformação e educar o público sobre conteúdos gerados por IA.

Recorte da pesquisa com brasileiros

Continua após a publicidade

A pesquisa que serviu de base para a criação do comitê trouxe ainda dados e curiosidades sobre o comportamento dos pais e adolescentes brasileiros em relação ao uso de redes sociais.

Segundo os resultados, quase um terço (30%) dos jovens no Brasil reconhece que evita certas conversas sobre o mundo online, e tópicos como imagem corporal, bullying e tempo de tela são os mais desconfortáveis para se debater.

Além disso, os pais brasileiros acham mais fácil discutir sobre álcool e abuso de substâncias (60%), discriminação (60%), religião (59%) e sexo (40%) do que sobre segurança online.

A análise dos dados da pesquisa mostra ainda que os pais e responsáveis brasileiros estão entre os usuários mais ativos (41%) com ferramentas parentais entre os países pesquisados. Mas há espaço para melhoria já que 18% não as conhecem e 11% não sabem como usar as ferramentas disponíveis.

Continua após a publicidade

A iniciativa da plataforma com foco na proteção dos adolescentes acompanha mudanças de comportamento desse público no ambiente online. Recentemente, um estudo mostrou ainda que os jovens têm trocado o Google pelo TikTok como buscador.