Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok começa a restringir alcance das lives de NPC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Setembro de 2023 às 18h01

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

O TikTok começou a se movimentar com relação às lives de NPC que dominaram a plataforma na última semana. A rede social enviou uma notificação a um criador de conteúdo para informar que começou restringir a visibilidade da transmissão.

A notificação na tela informa que o vídeo não seria recomendado no feed Para Você e ficaria restrito na ferramenta de busca da rede social. O TikTok alega que a medida é tomada porque a publicação apresenta “conteúdo que envolve ações muito repetitivas, não autênticas ou degradantes para induzir os espectadores a enviarem presentes”.

Quem publicou o aviso pela primeira vez foi o youtuber Felca, que fez sucesso no TikTok ao criar as lives repetitivas para ganhar presentes como uma forma de ironizar a situação. Ainda não foi possível encontrar outros relatos de pessoas que passaram pela mesma limitação.

Continua após a publicidade

O que é a Live de NPC?

Live de NPC é uma transmissão ao vivo na qual a pessoa imita os movimentos de um “Non-Playable Character”, termo em inglês para os personagens não jogáveis de videogames.

Normalmente, o vídeo consiste em movimentos repetitivos do criador de conteúdo, que faz um gesto diferente e fala uma frase específica a cada presente recebido pelos espectadores.

Continua após a publicidade

Por que o TikTok limitou o alcance?

A prática de fazer promessas ou atos repetitivos em troca de presentes nas lives vai contra as diretrizes da comunidade do TikTok. Numa página de suporte oficial sobre o assunto, a rede informa recomenda evitar promessas em troca de algo da audiência, como seguir de volta, sugerir o envio de presentes em troca de uma menção, e por aí vai.

No entanto, vale a pena reforçar que a prática já existe há algum tempo em outros países e a rede só tomou uma providência recentemente no Brasil. Não dá para confirmar o objetivo da decisão, mas uma hipótese é de que o aplicativo queira incentivar a produção de conteúdo original e “equilibrar” as lives.

Como a seção de vídeos ao vivo só incluía pessoas agindo como NPCs, a plataforma pode ter tomado a decisão de restringir o alcance para aumentar a visibilidade de outras lives que não seguem a trend.

Continua após a publicidade

O Canaltech entrou em contato com o TikTok, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.