Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Entenda a trend do Império Romano que se espalhou pelas redes sociais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Setembro de 2023 às 11h55

Link copiado!

Clay Banks/Unsplash
Clay Banks/Unsplash

Com qual frequência você pensa no Império Romano? A pergunta dominou as redes sociais na última semana e virou uma trend no TikTok e no X (antigo Twitter).

Como a trend surgiu?

O primeiro registro da pergunta apareceu em agosto deste ano, com um vídeo do Reels da conta sueca @gaiusflavius, no Instagram. A publicação informa que as mulheres não teriam noção sobre o quanto os homens pensam no Império Romano e deveriam perguntá-los sobre isso.

Continua após a publicidade

Os vídeos com as respostas começaram a viralizar no TikTok desde a semana passada em todo o mundo. Para a surpresa de muitas pessoas, o império é uma reflexão constante entre alguns homens — alguns responderam que pensavam ao menos uma vez por semana ou até mesmo diariamente.

A tendência começou no exterior e rapidamente as pessoas começaram a fazer a mesma pergunta para pais, irmãos, amigos e por aí vai. No TikTok, a hashtag #romanempire já ocupa mais de 1,1 bilhão de visualizações (acredite, não se trata apenas de vídeos de história).

No Brasil

Não demorou muito para o questionamento ocupar as discussões nas redes sociais do Brasil. Um vídeo da usuária @mariidefreitas, no TikTok, viralizou no Twitter e as pessoas começaram a publicar o relato da experiência.

Continua após a publicidade

O assunto virou meme e as pessoas também descobriram que cada um tem a sua própria versão do Império Romano: um assunto aleatório ou acontecimento histórico que passa pela cabeça com certa frequência.

Continua após a publicidade

Por que o Império Romano?

É difícil apontar um motivo específico para o tema ser lembrado com tanta frequência e por homens de diferentes países. O Império Romano durou cerca de 500 anos e perdura como um dos berços da dita "civilização ocidental" ao lado da Grécia Antiga.

Há uma influência muito grande na configuração dos países europeus, principalmente com relação a temas como direito, militarização, religião, idioma e arquitetura. O período histórico carrega uma simbologia muito extensa, capaz de representar a violência e a conquista de uma civilização europeia, vista na imagem do gladiador e de outros símbolos romanos, como o Coliseu.

Continua após a publicidade

Além de servir como alvo de estudos, como em podcasts, documentários e vídeos de história, a figura romana também é muito representada em produções culturais: o filme Gladiador e a série Spartacus são apenas alguns exemplos famosos. O mundo dos games já abordou o período em títulos como Assassin's Creed: Brotherhood, Total War: Rome e a franquia Civilization, entre outros.

Nas redes sociais, é comum ver símbolos do período em exaltação à masculinidade e a "valores culturais ocidentais", por exemplo. O império romano exerce grande influência na sociedade ocidental, principalmente por conta das origens europeias, espalhadas pelo mundo a partir das grandes colonizações do século 15, e é um tema recorrente quando o assunto é história — no entanto, muita gente não sabia que as pessoas pensavam nisso com tanta frequência.

As batalhas, criações e queda da Roma antiga não foram o único assunto que viralizou nas redes sociais durante a última semana: a trend das lives de NPC também deixou algumas pessoas espantadas.