Publicidade

TikTok é banido no Paquistão por “promover vulgaridade”, diz juiz

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Março de 2021 às 08h00

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre TikTok

O TikTok foi banido no Paquistão na semana passada. A Autoridade de Comunicação Paquistanesa (PTA, na sigla em inglês) já tinha congelado o acesso ao programa por 10 dias em outubro do ano passado. Agora, o órgão anunciou o bloqueio novamente por tempo indeterminado.

Segundo o PTA, a ação foi tomada por decisão do juiz Qaiser Rashid Khan, chefe da Alta Corte de Pexauar (PHC, na sigla em inglês), umas das capitais administrativas. Khan considerou que o aplicativo promovia conteúdos “inaceitáveis para a sociedade paquistanesa”. Ainda, o magistrado apontou que a plataforma estaria “promovendo a vulgaridade”, como motivo para o banimento.

Em nota no Twitter, o PTA disse que não há data para retomada da rede social. “Em respeito às ordens da Alta Corte de Pexauar, o PTA informa a provedores de serviço o bloqueio imediato ao app do TikTok. Na audiência de hoje, a PHC determinou o bloqueio do aplicativo”, disse o órgão.

Continua após a publicidade

O TikTok tem dezenas de milhares de usuários no país. Em outubro do ano passado, o programa também foi bloqueado por conter vídeos considerados “imorais” e “indecentes” por executivos do país. Para reverter a situação, o TikTok prometeu oferecer moderação para se adequar às leis do país. Ainda não é possível saber se a empresa vai fazer o mesmo movimento novamente.

Em resposta ao The Verge, a empresa disse que a plataforma “é construída sob a fundação da liberdade de expressão, com fortes mecanismos para evitar conteúdos inapropriados. Especificamente para o Paquistão, nós aumentamos o time de moderação para língua local e temos mecanismos para reportar e remover conteúdos que violem nossas diretrizes”.

Fonte: The Verge