Threads começa a testar hashtags, mas sem usar hashtags
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
A rede social Threads começou a testar uma opção de marcar tags em publicações como forma de organizar as postagens em torno de tópicos e facilitar a busca por conteúdos semelhantes. O recurso é igual às hashtags de plataformas como o Instagram e o X, com a diferença que o símbolo “#” não é apresentado e apenas uma marcação é permitida por post.
- Threads permite publicar GIFs e enquetes no Android e no iOS
- Threads tem quase 100 milhões de usuários por mês, diz Zuckerberg
Segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, o teste começou na Austrália e outros países devem receber a novidade em breve.
Como incluir tags no Threads
Apesar de não apresentar o símbolo de hashtag nas marcações, a operação de incluir tags no Threads é a mesma das outras redes sociais.
Para inserir a marcação, basta digitar o sinal “#” e em seguida a palavra-chave que deseja relacionar. A plataforma sugere então uma lista de tags em torno do termo digitado, com a indicação do volume de posts para cada opção.
No momento, o teste permite apenas uma tag por publicação. Essa restrição evita os excessos de marcações em posts de outras plataformas, mas é possível que a Meta retire essa limitação assim que o recurso for liberado em mais países.
Após a publicação, as tags aparecem destacadas na cor azul e podem ser clicadas por outras pessoas para ver outros conteúdos relacionados com a mesma palavra-chave.
A Meta não definiu um cronograma para o lançamento da função no Brasil ou em outras regiões fora da Austrália.
Teste com DMs
Além da marcação de tags, a rede social de microblog testa outro recurso: a opção de enviar mensagens diretas pelo Threads com conexão à caixa de entrada do Instagram.
Esse teste foi discutido pelo diretor das plataformas, Adam Mosseri, em um fio de conversa com o público. O executivo informou sobre a opção de enviar DM a partir do Threads sem precisar alternar entre aplicativos e disse ter esperança nessa integração.
Apesar disso, Mosseri admite que há muito a melhorar e caso a conexão com a caixa de mensagens do Instagram não funcione, ele tem duas alternativas: “espelhar” as mensagens no Threads ou criar um sistema totalmente separado de DMs para a plataforma de microblogs. Segundo o executivo, “nenhuma dessas alternativas parece boa”.
O comentário de Mosseri sugere que a empresa continua vendo o Threads como uma extensão do Instagram e não como um produto independente, apesar de algumas ações mais recentes.
Desde o lançamento, o cadastro na plataforma só é possível através do vínculo com o Instagram e apenas nesta semana introduziu a opção de excluir somente a conta no Threads sem usar o perfil da rede de fotos e vídeos.