Snapchat quer incentivar usuários a manterem contato apenas com amigos reais

Snapchat quer incentivar usuários a manterem contato apenas com amigos reais

Por Felipe Junqueira | 11 de Fevereiro de 2021 às 14h10
Matheus Bigogno/Canaltech

O Snapchat encontrou uma maneira de se contrapor ao Facebook: a plataforma quer incentivar os usuários a manterem apenas amigos reais em suas listas de seguidores. Para isso, o aplicativo lançou o recurso “verificação de amigos”, que vai ajudar a limpar a lista de contatos de pessoas desconhecidas.

De acordo com a rede social, as conexões feitas na internet — “algumas vezes com o pedido explícito da plataforma” — são uma das fontes de risco na rede, já que os usuários podem acabar se expondo indevidamente a pessoas que não conhecem. O Snapchat deu uma leve alfinetada no Facebook, que vive recomendando novas amizades não apenas na própria rede social como também no Instagram.

O recurso de checagem de amizades será liberado nas próximas semanas para usuários Android e nos próximos meses para quem o acessa no iOS. O processo será bem simples: a partir de uma notificação dizendo que “o Snapchat é para amigos reais”, o usuário poderá entrar em uma aba para revisar a lista de contatos na plataforma. Ali, poderá excluir ou bloquear quem quiser, de maneira totalmente segura e privada, ou seja, sem nenhum aviso para quem sofrer alguma ação.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

"Snapchat é para amigos reais" será a maneira como a plataforma pretende incentivar usuários a limparem lista de contatos (Imagem: Divulgação/Snapchat)

A medida fez parte do Dia Internacional da Internet Segura e tem como objetivo evitar que os usuários da rede social sejam expostos a “experiências negativas, como a divulgação de desinformação, assédio ou situações indesejadas”. Em outras palavras, o Snapchat quer passar a mensagem de que ter menos seguidores pode acabar sendo mais prazeroso.

Outras medidas

Além da possibilidade de limpar a lista de contatos para focar em “amigos reais”, o Snapchat destacou medidas já em vigor na rede social que buscam garantir a experiência agradável na rede. São elas:

  • Sem perfis públicos navegáveis para usuários com menos de 18 anos;
  • Por padrão, apenas usuários que se marcam como amigos mutuamente podem conversar ou enviar mensagens diretas;
  • Vários recursos definidos privados por padrão, para proteger os usuários de compartilharem informações sensíveis, como a localização, sem saber;
  • Bate-papos em grupo são projetados para serem conversas entre grupos de amigos, sem algoritmos para torná-los virais e com tamanho limitado a 64 pessoas.

Fonte: Snapchat

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.