Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem criou o YouTube?

Por| Editado por Bruno Salutes | 10 de Fevereiro de 2022 às 15h50

Link copiado!

SAM-RIZ44/Unsplash
SAM-RIZ44/Unsplash
Tudo sobre YouTube

Se alguém te perguntasse quem criou o Youtube, você saberia a resposta? Ainda que o site de streaming lidere o mercado, poucos usuários conhecem os bastidores da sua criação. Lançado em 2005, o serviço tem mais de 2 bilhões de usuários ativos e reúne os mais diversos conteúdos.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o YouTube não foi idealizado pelo Google, mas por antigos funcionários do PayPal: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. O trio reuniu um bom capital depois que o eBay comprou a empresa de pagamentos online. E, com um dinheiro necessário, eles decidiram iniciar um projeto próprio.

O conhecimento prévio dos três foi fundamental para o sucesso da ideia. Enquanto Chen e Karim eram cientistas da computação, Hurley era designer. Após muitos estudos, em 14 de fevereiro de 2005, o site foi ao ar. Poucos meses depois, em 23 de abril, foi adicionada uma ferramenta de upload — responsável pela primeira onda de usuários.

Continua após a publicidade

Como naquele momento não existiam soluções simples para a hospedagem de vídeos, o Youtube rapidamente ganhou projeção. A antiga interface e ferramentas iniciais da plataforma, se comparadas às atuais, são bastante rudimentares. Mas, para a tecnologia da época, a criação não era nada menos do que revolucionária.

Logo menos, as engrenagens do site começaram a funcionar. No entanto, antes que usuários de todo o mundo começassem a fazer uploads, o trio publicou o primeiro vídeo do Youtube — o clichê que não poderia faltar em um texto como esse. Com o título "Me at the zoo", o clipe mostra Karim durante uma visita ao zoológico.

Início do YouTube

Continua após a publicidade

Ao contrário do que alguns podem pensar, o começo da empresa não foi nada glamuroso: ocorreu em um escritório em obras, no segundo andar de um restaurante chinês em San Mateo, California. Na época, Hurley era CEO e designer, enquanto Chen atuava como programador. Karim preferiu dar continuidade aos estudos e, por isso, participava pouco das decisões.

Alguns meses após o lançamento, o Youtube começou a atrair a atenção de investidores. O primeiro deles foi a companhia Sequoia Capital, que injetou US$ 3,5 milhões para contribuir com o crescimento do site. Em 2006, um ano após o início do projeto, o grupo recebeu mais US$ 8 milhões da mesma empresa, agora em conjunto com a Artis Capital Management.

Esse investimento foi decisivo para o crescimento do YouTube, que aumentou de maneira significativa desde então. Em julho do mesmo ano, o site atingiu 100 milhões de visualizações por dia. Em pouco tempo, os vídeos da plataforma já somavam 65 mil. Como se isso não bastasse, o site ainda foi listado como o quinto mais popular de toda a Internet na época.

Continua após a publicidade

Como o site se tornou um serviço do Google

Infelizmente, quem criou o Youtube não manteve o domínio do projeto por muito tempo. Antes que ele se transformasse em uma verdadeira febre, o Google ofereceu US$ 1,65 bilhão pelo projeto. Isso aconteceu em 2006, apenas um ano após o lançamento.

Como bem sabemos, a oferta foi aceita e a transação bem-sucedida. Desde então, o serviço passou por inúmeras melhorias. A sua administração é feita de forma independente e, há alguns anos, está sob os cuidados da diretora executiva Susan Wojcicki.

Continua após a publicidade

O que os fundadores fizeram depois?

O primeiro CEO e designer do YouTube, Chad Hurley, permaneceu na empresa até 2010 e é responsável por seu design original. O dinheiro que ele ganhou pelas ações do site (cerca de US$ 395 milhões) permitiu a criação de um novo projeto em 2011: a AVOS Systems, uma companhia voltada para o setor de Internet. Steve Chen participou do empreendimento como sócio.

Três anos depois, a dupla lançou uma plataforma de edição chamada MixBit que, assim como o Youtube, também permitia compartilhar os vídeos editados. Em 2018, a ideia foi comprada pela BlueJeans.

Após a venda do Youtube, Steve Chen faturou cerca de US$ 326 milhões. Além dos projetos que realizou ao lado de Hurley, ele trabalhou na antiga Google Ventures em 2014. Dois anos depois, fundou uma plataforma de vídeos com ênfase em culinária chamada Nom.com (que foi encerrada em 2017).

Continua após a publicidade

Karim, que aparece no primeiro vídeo publicado no Youtube, concluiu seus estudos na Universidade de Stanford. Com a venda do projeto, o jovem recebeu apenas US$ 64, já que a sua colaboração foi bem inferior à dos outros integrantes. Atualmente, ele é investidor e pesquisador na área da Tecnologia da Informação.