Publicidade

Saiba o que fazer para proteger suas informações pessoais no Facebook

Por| 20 de Dezembro de 2018 às 21h10

Link copiado!

Saiba o que fazer para proteger suas informações pessoais no Facebook
Saiba o que fazer para proteger suas informações pessoais no Facebook
Tudo sobre Facebook

Escândalos envolvendo a privacidade dos dados de usuários do Facebook já se tornaram rotina, e a impressão que fica é que toda semana ocorre uma novo vazamento de dados ou uma nova revelação sobre como a empresa não tem respeitado a privacidade dos dados de seus usuários. E a dúvida que fica é: como proteger as minhas informações e continuar usando a rede?

Especialistas afirmam que não há muito o que fazer com as informações que já estão na rede social, mas existem meios de limitar o acesso da companhia às novas postagens.

Reveja as configurações de privacidade

A principal defesa do Facebook em todos os escândalos de vazamentos de dados é que, em todos os casos, os usuários permitiam que a empresa acessasse esses dados e os compartilhasse com outras companhias.

Continua após a publicidade

Apesar de, em muitos casos, o Facebook ter uma noção meio estranha de “permissão” (tipo quando ele autoriza esse acesso automaticamente ao criar uma conta no site, e não alerta os usuários sobre isso), ou mesmo ignora essa permissão completamente (como quando ele confirmou esta semana que permitia que a Netflix e o Spotify acessassem as mensagens privadas dos usuários, algo que em todos os contratos de privacidade a empresa alega que as informações dessas conversas são completamente confidenciais), é sempre bom se garantir e revisar as políticas de privacidade de seu perfil.

Para revisar essas informações, é preciso entrar no menu de Configurações do seu perfil, e então acessar as abas Privacidade (que permite configurar quais informações de sua timeline podem ser acessadas por qualquer um) e Integrações comerciais (que permitem limitar o acesso de aplicativos de terceiros que utilizam dados de sua conta do Facebook).

Minimize sua presença na plataforma

Continua após a publicidade

Tim Bajarin, presidente de consultoria da empresa de pesquisas Creative Strategies, alerta que, em face dos últimos escândalos envolvendo o Facebook, o melhor jeito de acessar a plataforma é tratar todo o conteúdo postado nela como público, independente das configurações de privacidade escolhidas.

Assim, se você se sente incomodado que pessoas além de seus amigos e parentes vejam as fotos que tirou durante as férias com a família ou suas opiniões sobre algum assunto polêmico, a melhor coisa a fazer é não compartilhar essas coisas na rede social caso não queira correr o risco de que outras empresas tenham acesso a esses dados.

Além disso, é importante também evitar clicar em qualquer tipo de anúncio ou postagem enquanto navega pelo site, já que o Facebook pode utilizar essas informações para criar um perfil de consumidor sobre a sua pessoa e vendê-lo para empresas de marketing.

Descubra o que o Facebook sabe sobre você

Continua após a publicidade

Ainda que o Facebook colete uma enorme gama de informações sobre seus usuários, a empresa pelo menos permite que seus usuários tenham acesso a todos os dados pessoais que foram coletados por ela.

Assim, caso você queira revisar o que o Facebook sabe sobre você, dentro do menu de Configurações você pode acessar a aba “Suas informações no Facebook”. Ali dentro, é possível visualizar todos os dados que a empresa possui sobre sua pessoa (posts em que você deu like, anúncios que clicou, pessoas com as quais iniciou e terminou amizades, e mais uma infinidade de dados). Além disso, também é possível fazer o download de todas essas informações para o seu computador, permitindo estudá-las mais a fundo.

Avalie a importância do Facebook para sua vida

Continua após a publicidade

Como é possível perceber diante de todos os escândalos deste ano, nem mesmo ter o maior cuidado com todas as políticas de privacidade da rede social garante que seus dados não serão compartilhados com outras empresas, então a pergunta que vale é: o quanto o Facebook é importante para a sua vida?

Bajarin cita que, ao colocar na balança a facilidade com que o Facebook permite com que ele se comunique com sua família, ainda compensa continuar usando a rede social, apesar de ele ter mais cuidado com os tipos de conteúdo que posta na plataforma.

E vale lembrar que quando falamos de Facebook não é apenas da rede social e do aplicativo de mensagens dela, o Messenger. WhatsApp e Instagram também pertencem à empresa de Mark Zuckerberg, e estão sujeitos às mesmas violações de segurança que têm afetado a rede social neste ano.

Mas, independente se resolver continuar usando a rede social ou não, é sempre bom lembrar o modo com que o Facebook ganha dinheiro: vendendo as informações de seus usuários para que empresas de marketing possam criar propagandas segmentadas. E isso quer dizer apenas uma coisa: o que é bom para a rede social como empresa não necessariamente será bom para seus usuários, e precisamos aprender a lidar com isso.

Continua após a publicidade

Fonte: Phys.org