Saiba como solicitar um selo de autenticidade no Facebook

Por Régis Soares

Atire a primeira pedra quem nunca teve, ao menos, um pingo vontade de ter aquele selo azul ao lado do nome em seu perfil e/ou página no Facebook. Muitos dizem que é preciso pagar um determinado valor para recebê-lo, ou realizar alguns procedimentos que não condizem com a realidade. Por isso, o Canaltech vem para desconstruir esses métodos e lhe ensinar como fazer a solicitação de forma correta.

A primeira rede social a possuir essa opção foi o Twitter, em 2009. Em 2013 foi a vez do Facebook e, consequentemente, do Instagram, em 2014. Para solicitar o selo de verificação como o do Canaltech, por exemplo, você precisa ser uma figura pública como atleta, músico, ator, possuir uma empresa renomada ou página/perfil que tenha um grande número de likes, seguidores, etc.

Se você não se encaixa em nenhuma dessas categorias ou não tem grande relevância na rede social, não fique decepcionado. Mesmo sem a total garantia de conseguir, qualquer pessoa pode solicitar o símbolo sem problema algum. Não custa tentar, não é mesmo?

Antes de iniciarmos o passo a passo, é importante saber de duas coisas para não cair em ciladas.

Primeiro

Se você acessar algum site que lhe promete o selo mediante pagamento e exija número de cartão, senha, conta bancária ou algo do tipo, fuja! Este serviço é totalmente gratuito e não pede nenhuma informação que envolva o fator financeiro.

Segundo

A solicitação é feita diretamente no site oficial do Facebook. Se um portal lhe pedir para baixar algum programa para computador, aplicativo para celular, etc., não se deixe levar, pois você corre o risco de ser hackeado ou pegar um vírus.

Agora que você já sabe tudo sobre a segurança para não ser vítima de fraudes, vamos ao tutorial:

Passo 1

Acesse a página do Facebook Mentions para dar início ao processo. Selecione se deseja verificar uma página ou perfil.

Selo autenticidade facebook
Passo 2

Se for uma página, escolha uma dentre as quais que você administra. Se for um perfil, digite o nome na caixa de texto.

Selo autenticidade facebook
Passo 3

Este é um dos passos mais importantes. Aqui, você precisa digitalizar um documento com foto emitido pelo governo como RG, CPF ou CNH e fazer o upload clicando em "Browse...".

Selo autenticidade facebook

Passo 4

Se você tiver um site oficial, canal no YouTube ou algo do tipo, você pode inserir o link nessa caixa – isso conta muito para o Facebook ao analisar todo seu perfil. Feito isso, clique no botão "Enviar" no canto inferior direito da tela.

Selo autenticidade facebook
Passo 5

Depois de fazer todos os procedimentos, é só cruzar os dedos e aguardar uma resposta do Facebook. Feita a análise, você será notificado por meio de uma Caixa de Entrada de Suporte que pode ser acessada neste link.

Não existe um prazo para que a equipe lhe retorne com uma posição. Isso pode levar horas, dias ou meses, de acordo com suas informações de página ou perfil.

Acha que este tutorial foi útil? Deixe seu comentário e diga-nos sua opinião.

Facebook Canaltech
Selo autenticidade facebook
Selo autenticidade facebook
Selo autenticidade facebook
Selo autenticidade facebook