Reels e lives do Instagram ganham métricas de audiência semelhante as do TikTok
Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2021 às 16h45
Nesta segunda-feira (24), o Instagram finalmente passou a disponibilizar métricas mais precisas sobre o desempenho de transmissões ao vivo e posts no estilo Reels. Atenta a feedbacks e necessidades de criadores de conteúdo, a rede social adicionou à página Alcance, área dedicada a avaliação de desempenho do perfil, números e gráficos precisos sobre o engajamento obtido dos vídeos curtos e das lives.
- Instagram testa envio de código de autenticação de login pelo WhatsApp
- #EuMeCuido: conheça a campanha contra Covid que está unindo as redes sociais
- TikTok agora permite deletar e denunciar vários comentários de uma só vez
Para cada um dos formatos, a disposição de informações é distinta. O Reels apresenta a quantidade de perfis alcançados, curtidas, comentários e vezes em que o post foi salvo e compartilhado. Transmissões ao vivo, entretanto, apresentam o total de contas alcançadas, pico de visualizações simultâneas, comentários e compartilhamentos.
As informações serão reunidas nas métricas do perfil, de modo a apresentar informações relevantes ao administrador do perfil em um único lugar. Na tela Alcance, a plataforma apresenta quais foram as publicações com melhores resultados e, através de gráficos, tenta passar a evolução do perfil ao longo de sete ou 30 dias.
Garantir acesso descomplicado e robusto sobre o alcance das publicações e qual o impacto gerado na comunidade é algo de extrema importância para criadores de conteúdo, instituições ou companhias. Com informações concretas em mãos, os gerentes das contas podem entender como seu público-alvo se comporta na rede social, seus interesses e qual formato de conteúdo prefere.
Além das métricas sobre Reels e lives, o Instagram também implementou informações mais detalhadas sobre o Alcance. A seção passou a exibir detalhes mais precisos sobre quais contas estão sendo alcançadas através das publicações e qual formato de conteúdo apresenta melhor desempenho para o perfil.
Antes tarde do que nunca
Concorrente direto do Reels, o TikTok reúne informações detalhadas sobre a performance de publicações para contas comerciais há tempos. Por lá, a exibição dos números é bastante robusta, contando com a ilustração em gráficos, galerias com as melhores publicações, números de interações, médias e outras métricas interessantes para extrair insights sobre a audiência.
De certa forma, ambas as abordagens são extremamente parecidas — e não é possível sair muito desse padrão. A diferença, no entanto, fica na riqueza de dados e como eles podem ser convertidos em conclusões produtivas para melhorar o desempenho da conta. Essa característica, por sua vez, também depende da experiência do gestor do perfil.
Para conferir as métricas, o usuário interessado precisa estar com a Conta Pro habilitada e navegar na Análise, uma das opções do menu Configurações e privacidade. No Instagram, não ficou claro no anúncio se as métricas serão disponibilizadas para todas as contas ou somente aquelas configuradas como “perfil profissional”, mas é provável que também seja restrito ao uso comercial.
Futuramente, a rede social do Facebook também terá novas opções de predefinição para visualização das métricas, permitindo analisar números dos últimos 14 ou 90 dias de atividade. Ao longo de 2021, o Instagram se comprometeu a investir em mais maneiras para profissionalizar ainda mais a plataforma.
No anúncio, o Instagram afirma que as ferramentas foram lançadas hoje, mas é possível que a atualização não tenha chegado para todos. É bom conferir se há atualizações disponíveis na Play Store ou App Store e, se tiver, baixar para conferir se a novidade já chegou para você.