Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram testa envio de código de autenticação de login pelo WhatsApp

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2021 às 15h10

Link copiado!

Kate Torline/Unsplash
Kate Torline/Unsplash
Tudo sobre Instagram

O Instagram começou a trabalhar em um recurso para enviar códigos de autenticação de dois fatores pelo WhatsApp. A medida seria para criar uma camada importante de segurança que previna o acesso de terceiros não autorizados.

O engenheiro reverso e vazador de informações Alessandro Paluzzi postou algumas capturas de tela do código-fonte encontrado no aplicativo do Instagram com traços dessa novidade. Confira:

Continua após a publicidade

Isso sugere que, no primeiro acesso, o Instagram verificará a integração da sua conta no WhatsApp por meio de um código baseado em SMS. Depois dessa aprovação inicial, os códigos passarão a ser obtidos apenas no aplicativo de bate-papo para os logins subsequentes na rede social.

Como o WhatsApp não armazena dados, não existe vinculação das duas contas, o que ajuda a proteger a segurança de ambas. É importante ressaltar que ninguém deve enviar qualquer tipo de código de acesso a terceiros, pois isso costuma ser parte do golpe.

Ainda não há qualquer previsão de quando e se esse recurso será lançado, já que muitas das novidades testadas nunca chegam a ver a luz do dia. O fato é que o desenvolvimento por parte da equipe dos apps mostra preocupação com a segurança das contas, um fato extremamente relevante no atual momento.

O que é autenticação de dois fatores?

Continua após a publicidade

A autenticação de dois fatores é uma ferramenta de segurança que ganha cada vez mais adeptos, já que ela exige que a pessoa use outro dispositivo para acessar uma conta. No caso do Instagram, ele pode enviar um código para o celular da pessoa para confirmar se é você mesmo quem está tentando fazer o login.

Mesmo com esse diferencial, pesquisadores do setor de segurança digital já afirmam que a autenticação baseada em SMS pode não ser tão confiável assim. Criminosos pode usar técnicas de troca de números em chips para redirecionar os códigos para o número deles e assim conseguir acesso a contas.

Será que a autenticação de dois fatores vai reduzir a incidência de roubo de contas no Instagram? Deixe a sua opinião no campo de comentários abaixo.

Continua após a publicidade

Fonte: Alessandro Paluzzi