Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rede social gastronômica Mundo R reúne chefs, donos de restaurantes e estudantes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Setembro de 2022 às 15h16

Link copiado!

Divulgação/Mundo R
Divulgação/Mundo R

Uma nova rede social especializada em gastronomia chegou para reunir diversos profissionais do setor de alimentos. A Mundo R, como foi batizada, fez sua estreia no dia 1º de setembro e já chama a atenção pelo foco nichado em uma área em constante expansão, impulsionada pelas competições culinárias da TV e do streaming.

A premissa é simples: aproximar chefs, gerentes, assistentes e demais envolvidos no mundo da gastronomia para trocar mensagens e compartilhar ideias. Não há restrição de acesso e todos podem tratar sobre assuntos relativos à produção alimentícia, desde a confecção de pratos até as indicações de fornecedores.

Continua após a publicidade

A ideia é democratizar o acesso a informações sobre o gerenciamento de bares e restaurantes, principalmente para os pequenos e médios empreendedores. O segmento, infelizmente, é um dos que possui maior taxa de mortalidade, já que a gestão complexa vira um empecilho para quem não foi devidamente qualificado.

Os assuntos ali tratados também pode interessar a estudantes de gastronomia, afinal o local permite a publicação de fotos e vídeos com receitas, ingredientes e sugestões de preparo. Há também um portal com notícias e artigos tratando do assunto, além de espaço dedicado a cursos e treinamentos.

Como funciona a Mundo R?

Ao acessar o site, você precisará preencher um cadastro, indicar qual é a sua formação e sobre quais assuntos pretende acompanhar de perto. O usuário é recebido com um pequeno tutorial que explica o funcionamento dos menus, as informações dos perfis, as conexões, e as últimas atualizações.

Continua após a publicidade

O visual da rede lembra bastante o Facebook com o feed central, aqui chamado "Área da Comunidades", e as novidades recentes no canto superior direito. Na parte superior estão alocados os botões da home, a guia de cursos, uma aba de notícias e uma loja virtual, que está vazia por enquanto.

Aparentemente, será possível visualizar todas as atualizações dos membros da rede social. Cada usuário poderá enviar convites para se conectar com as pessoas, as quais passam a ter os posts exibidos com mais destaque na sua linha temporal.

Avalie seu restaurante

Continua após a publicidade

A plataforma nasceu como uma ferramenta gratuita chamada "Avaliação Inteligente de Restaurantes", um espaço destinado aos gestores e donos de restaurantes interessados em saber como estava o estabelecimento. A solução fazia algumas perguntas e apresentava um resultado conforme as respostas.

Um grupo de investidores decidiu ampliar a proposta inicial — a avaliação ainda continua presente na Mundo R — para criar algo exclusivo do universo gastronômico. “Mundo R é uma plataforma digital 100% focada no segmento da alimentação com o objetivo de promover, de maneira acessível e principalmente aos pequenos empreendedores, crescimento através de relacionamentos, conhecimento e ferramentas práticas para o dia-a-dia, beneficiando todo o ecossistema e partes envolvidas”, explica o diretor-executivo do Mundo R, Jorge Lima.

Segundo Lima, o setor de alimentos e bebidas corresponde a 27% do PIB brasileiro, mas este é o setor que mais fecha empresas com menos de dois anos. "Parte desses fechamentos é decorrente do alto nível de despreparo dos empreendedores. Foi por meio da análise desses dados, e a fim de minimizar os prejuízos na categoria, que surgiu a ideia da rede social", ressalta o diretor.

Para acessar a nova plataforma, basta se cadastrar gratuitamente através do site oficial da Mundo R. “Acreditamos que todo o ecossistema será beneficiado se este mundo for povoado por pessoas que, de fato, tem o desejo de crescer”, finaliza Jorge.