Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudante brasileiro cria rede social voltada para ajudar o próximo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Dezembro de 2021 às 17h17

Link copiado!

Reprodução/Ajudee
Reprodução/Ajudee

Um aluno do terceiro ano do Ensino Médio criou uma rede social na qual os participantes podem enviar pedidos de ajuda e oferecer apoio para os demais integrantes. O aplicativo Ajudee foi lançado em julho deste ano e tem como objetivo ligar pessoas que precisam de auxílio em diversas áreas, desde dinheiro até estudos. Na plataforma, os usuários podem se conectar, conversar via bate-papo e interagir com os campanhas de ajuda para combinar os detalhes.

Com uma interface simples e objetiva, o programa é muito fácil de ser usado. Na parte superior estão os filtros que separam os pedidos por temática e logo abaixo está o feed. No menu inferior, o usuário pode acessar a página inicial, onde ficam as requisições, a área de chat, o botão para publicar uma campanha e a guia de personalização do perfil.

Continua após a publicidade

O criador do app, Vitor Vavolizza, estuda no Colégio Bom Jesus, em Curitiba (PR), e já foi premiado 21 vezes em feiras científicas nacionais e internacionais com a criação. Uma das mais relevantes foi a 13.ª Muestra Científica Latinoamericana, no Peru, onde ganhou o primeiro lugar na categoria “Digital e Robótica” e se credenciou para a Infomatrix Continental, que será realizada no México, em 2022.

Vitor explica que teve a ideia em 2020, quando começou a pesquisar o assunto no Programa de Iniciação Científica da sua escola. Após análise do cenário econômico e social do Brasil, agravados pelo momento de pandemia, o jovem começou a coletar dados de noticiários e estudos estatísticos para tentar melhorar a situação no país.

Rede social brasileira para ajudar pessoas

“Ao acompanhar as notícias, percebi a magnitude da crise que afeta a população diariamente, principalmente na pandemia, e notei que poderia melhorar a vida das pessoas com o uso de tecnologia”, diz o aluno. “Acredito que podemos transformar o Brasil por meio da criação de soluções tecnológicas”, concluiu o jovem.

Continua após a publicidade

Professor e orientador do projeto, Cornélio Schwambach lembra que o programa de Iniciação Científica possibilitou ao aluno desenvolver muitas competências e habilidades que geralmente não são detectadas nas salas de aula. Já o pequeno prodígio agora diz que pretende estudar Ciências da Computação na universidade, um passo importante para seguir na área de criação.

O app ainda deve passar por mais fases de aprimoramento, conforme o feedback dos usuários, mas já pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store. Não há versão para iOS ainda, mas é provável que o jovem a faça em breve, caso a Ajudee tenha sucesso entre os usuários do Android.

Fonte: Ajudee