Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores denunciam bot do Telegram que cria nude fake por menos de R$ 10

Por| 20 de Outubro de 2020 às 18h00

Link copiado!

Synaptica
Synaptica
Tudo sobre Telegram

Pesquisadores de um site voltado para identificar ameaças visuais na internet descobriram um esquema que já criou mais de 100 mil imagens com deepfake de pessoas nuas. A plataforma usa um sistema de inteligência artificial para vender a usuários montagens de pessoas peladas por solicitação dentro do Telegram.

O levantamento vem da Sensity. Segundo relatório da companhia, mais de 100 mil imagens foram compartilhadas pelo Telegram usando o sistema. O mecanismo se aproveita de uma técnica de deepfake chamada de DeepNude e usa inteligência artificial para trocar o rosto de modelos nuas por fotos obtidas por redes sociais das vítimas e enviadas pelos clientes.

O negócio gira em torno de vender tais materiais usando bots. O usuário envia a foto da pessoa que gostaria de ver com o deepfake. O sistema até oferece resultados gratuitos, mas com marcas d’água ou somente com nu parcial. Para liberar o material, é preciso pagar uma quantia. Segundo o levantamento, com 100 rublos (aproximadamente R$ 7) seria possível fazer até 100 fotos fakes de uma pessoa nua.

Continua após a publicidade

O DeepNude foi apresentado em junho deste ano e rapidamente retirado do ar pelos próprios criadores, exatamente pelo medo de ser usado de forma errada. Criminosos, contudo, recriaram e aprimoraram a tecnologia por engenharia reversa usando em bots pelo Telegram.

O acesso a fotos manipuladas que coloca pessoas em posições de nudez não é exatamente uma novidade, tendo em vista que isso é possível com Photoshop e outras ferramentas de edição. Contudo, o que causa mais espanto aos pesquisadores é a acessibilidade da tecnologia.

Fazer uma imagem fake de uma pessoa no Photoshop requer um nível de conhecimento e tempo. Já com o bot, com custo baixo, uma pessoa mal-intencionada poderia espalhar uma imagem mentirosa mesmo pelo Telegram ou outra rede social.

Segundo os pesquisadores, 70% dos canais de bots criados no Telegram são provenientes da Rússia e arredores, sendo que a maioria deles permanece ativa.

Continua após a publicidade

Fonte: Sensity