Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Orkut confirma nova rede social, mas sem previsão de lançamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2022 às 16h02

Link copiado!

Divulgação: Hello
Divulgação: Hello

Orkut Buyukkokten diz trabalhar em um novo projeto de rede social, mas sem revelar do que se trata. O ex-gerente de produto do Google esteve no Brasil para a durante a Campus Party e reforçou a info de maio, mas ainda sem antecipar qualquer detalhe ou data.

Desde que o domínio Orkut.com foi reativado, especula-se sobre um possível retorno da plataforma clássica dos anos 2000. “Oficialmente, não posso dizer que o Orkut.com está voltando”, disse o desenvolvedor em entrevista ao Canaltech, infelizmente sem dar mais explicações.

A página oficial exibe o mesmo comunicado desde maio sobre esse "novo projeto" de Orkut. Revisando os escritos, não fica claro se a plataforma terá o mesmo nome nem como será a estrutura da rede. Valer-se de um conceito já conhecido dos brasileiros poderia ajudar no impulsionamento do serviço, mas daria a impressão ser um retorno ao passado, quando o criador pretende ir no caminho oposto.

Continua após a publicidade

Orkut recomenda aos curiosos o cadastro do e-mail no site para receber as novidades assim que disponíveis. A expectativa é de um novo projeto que associe a experiência original da sua rede social original com a plataforma Hello, lançada em 2016 para celulares.

Mais gentileza e união

Uma das críticas feitas pelo desenvolvedor às redes sociais modernas é a falta de foco no bem-estar do usuário. Para Orkut, há muita preocupação em desenvolver algoritmos de retenção das pessoas, para mantê-las navegando e rolando a tela infinitamente, no lugar das interações humanas.

Continua após a publicidade

Essa seria uma das causas pelas quais, em sua visão, os grupos do Facebook terem fracassado. A ideia era replicar a experiência de reunir pessoas com interesses em comum, mas o que se vê são conteúdos bons passando despercebidos porque o algoritmo não julga ser ideal para a sua conta.

Já sobre o TikTok, o criador diz que nem deveria ser considerada uma rede social, mas, sim, um aplicativo de entretenimento. Orkut não crê que vídeos curtos sejam suficientes para gerar conexões verdadeiras entre as pessoas. Mesmo assim, seu formato de sucesso influencia as decisões das outras gigantes do mercado.

"As redes sociais estão aqui para ficar e fazem parte das nossas vidas mais do que nunca. Elas influenciam relacionamentos, comunidades, corporações, política... E mais do que nunca as pessoas precisam de um lugar em que elas podem se conectar genuinamente, e precisam de uma rede social que preencha esse vazio”, explicou.

Orkut 2.0 ou Hello 2?

Continua após a publicidade

A proposta da Hello era fazer o usuário “imergir em conteúdos relevantes do seu próprio interesse”, ajudando na busca por pessoas que compartilham o mesmo sentimento por alguma coisa. Essa premissa foi pensada pelo criador do projeto como algo positivo, para unir os usuários em prol de algo em comum, em vez de colocá-los frente a frente discutindo por divergências sobre política, economia ou ideologias.

Além das Comunidades, a Hello apostou nas Personas para aproximar quem pensa de maneira parecida. Quanto mais a sua persona é formada, com base nos seus interesses, mais chances de "dar match" com gente que se parece contigo. “Desde que lançamos o Orkut, as redes sociais evoluíram muito, mas nem sempre de uma forma boa. Estudos mostram que, hoje, elas deixam muita gente triste ou ansiosa”, disse em entrevista para a BBC Brasil.

Uma nova rede social em pleno 2022 pode soar como loucura, já que existe uma saturação imensa — há até quem defenda o fim desse modelo em alguns anos. Mas, em meio a erros e acertos, Orkut Buyukkokten pode tirar do papel um novo conceito único que una não somente o que já foi visto nas plataformas do passado, mas novidades que façam do seu projeto um sucesso. Por enquanto, só resta às pessoas aguardar pacientemente por mais detalhes.