Publicidade

Onde fica a lixeira do Instagram?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2021 às 18h00

Link copiado!

Claudio Schwarz/Unsplash
Claudio Schwarz/Unsplash
Tudo sobre Instagram

Ao excluir fotos, vídeos, stories e Reels do feed, é comum que haja uma dúvida em relação a onde fica a lixeira do Instagram no caso de querer recuperar itens apagados. A rede social da Meta até conta com a função, mas ela possui um nome diferente: Excluídos recentemente.

  • O que é modo temporário no Instagram?
  • Como recuperar mensagens apagadas do Instagram | 5 dicas

Ao contrário de plataformas como o Windows e o Google Drive, que contam com suas lixeiras já de cara na tela inicial, a pasta de itens deletados do Instagram requer alguns toques para acessá-lá, uma vez que fica “escondida” nos menus do aplicativo.

Como acessar a “lixeira” do Instagram

Continua após a publicidade

Para acessar a pasta “Excluídos recentemente”, é necessário estar com a sua conta logada e seguir o passo a passo abaixo. Vale avisar que as versões web e desktop não contam com acesso à “lixeira” da rede social — somente os aplicativos para celulares e tablets.

No aplicativo

Veja como acessar os itens excluídos através do aplicativo do Instagram para Android e iOS:

  1. Na tela inicial, toque no ícone de perfil, no canto inferior direito;
  2. Selecione o ícone de três linhas, no canto superior direito;
  3. Toque em “Sua atividades” e “Excluídos recentemente”.
Continua após a publicidade

No Instagram Lite

É possível acessar a pasta de itens excluídos por meio do Instagram Lite. Veja como:

  1. Na tela inicial, toque no ícone de perfil, no canto inferior direito;
  2. Selecione o ícone de três linhas, no canto superior direito;
  3. Toque em “Configurações” e em “Conta”;
  4. Selecione “Excluídos recentemente”.
Continua após a publicidade

Quando você estiver dentro da pasta, é possível recuperar posts excluídos ou até mesmo deletá-los definitivamente. Basta selecionar a publicação, tocar no ícone de três pontos e selecionar a ação desejada.

Como funciona a “lixeira” do Instagram

A pasta “Excluídos recentemente” do Instagram tem certa semelhança com as lixeiras de outros aplicativos: todos os arquivos de mídia deletados são movidos para um local à parte e que somente o dono ou dona da conta tem acesso.

Continua após a publicidade

No entanto, esses mesmos itens têm estadia por tempo limitado: eles são excluídos de forma definitiva após  30 dias. 

Você pode reverter a exclusão caso opte por restaurar o conteúdo. Ao acessar a seção, ainda é possível ver um contador ao lado de cada publicação, sinalizando quantos dias e horas restam a eles antes de sua exclusão permanente.

Em relação aos stories, eles também estão sujeitos às regras dos demais posts, ficando disponíveis para recuperação durante 30 dias após terem ficado 24 horas no ar desde a data de sua publicação.Essa regra não vale para stories fixados nos Destaques do Instagram.

Prazo de 90 dias

Continua após a publicidade

Apesar de a “lixeira” do Instagram dar até 30 dias para recuperar fotos, vídeos, stories e Reels se você não quiser que eles sejam excluídos permanentemente, a rede social afirma que os arquivos levam até 90 dias para serem totalmente apagados do aplicativo.

Esse protocolo existe por conta de eventos inesperados, como bugs de software ou situações que ocasionam perda de dados. Para que ninguém saia no prejuízo se sofrer com algo do tipo, o Instagram conta com esse backup com prazo estendido.

Por ser um sistema de segurança interno, os usuários não têm acesso aos 90 dias de disponibilidade dos arquivos. Caso você queira recuperar dados deletados, a dica é não deixar os 30 dias se esgotarem.

Se não quiser correr risco com prazos, outra solução bem-vinda é arquivar seus posts. Assim, as publicações ficam armazenadas em uma pasta fora do alcance do público e sem prazo para serem removidas de forma definitiva.